Ibama não deve iniciar reintegração de posse do Parque do Córrego Grande

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), conversou nessa quarta-feira (27/5) com o presidente nacional do Ibama, Eduardo Bim, sobre a necessidade da permanência da cessão do Parque do Córrego Grande ao município para os trabalhos de conscientização ambiental e lazer da comunidade.

Segundo a prefeitura, o presidente do Ibama explicou ao prefeito que há um encaminhamento para que o Parque Ecológico do Córrego Grande seja retirado do levantamento que o órgão tem feito para venda de áreas em todo o Brasil. Bim garantiu que neste momento não haverá nenhuma reintegração de posse do órgão contra o município e que o desfecho deverá ser dado pelo presidente, Jair Bolsonaro, à bancada federal catarinense.

O Ibama arrolou para venda ou doação 355 imóveis de seu domínio considerados inservíveis. Em resposta sucinta ao Correio SC na terça (26), o órgão disse que: “Foi elaborado anteprojeto de lei que autoriza o Ibama a alienar seus imóveis considerados desnecessários às suas atividades institucionais. Por isso, todos os processos de cessão de uso dos imóveis, entre eles o do Parque João Davi Ferreira Lima, em Florianópolis, estão suspensos para que seja analisada uma destinação definitiva deles, por doação ou venda, desonerando o Instituto das atribuições imobiliárias próprias que lhe recaem como proprietário”.

pessoas em volta do lago do parque em área com pistas de caminhada e muitas árvores
Área do parque do Córrego Grande tem cerca de 22 hectares, em imóvel pertencente ao Ibama – Divulgação/CSC
Publicidade

Ainda segundo a prefeitura, Loureiro e o vice-prefeito, João Batista Nunes, quem “levantou a bola” do possível processo de alienação da área, seguirão em contato com parlamentares catarinenses no intuito de unir uma defesa pela permanência da cessão da gestão do parque ao município catarinense. O prefeito disse que os senadores Dário Berger (MDB) e Espiridião Amin (PP), além da deputada federal Ângela Amin (PP) ajudaram na conversa com o Ibama.

Um abaixo-assinado continua aberto pela renovação da cessão de uso do Parque Ecológico do Córrego Grande. Até à noite dessa quarta (27) eram 40 mil assinaturas.

A área total do Parque Municipal do Córrego Grande é de 22 hectares. O parque, intitulado João Davi Ferreira Lima, é utilizado há mais de 25 anos pela população local, fruto de uma luta da comunidade por uma área de lazer municipal gratuita.

Publicidade