Um homem foi flagrado abanando uma bandeira nazista em Florianópolis. De acordo com publicação no Twitter que denunciou a cena, o caso teria acontecido nesta quinta-feira (13/5) em um prédio da Av. Bocaiúva, próximo à praça dos namorados.
Ontem, aqui em Florianópolis, alguém estava praticando tranquilamente o crime de apologia ao nazismo, previsto no § 2º do art. 20 da Lei 7.716/89. Ano passado, alguém cometeu o mesmo crime em São José, cidade vizinha. E há quem diga que não existe nazismo em SC… pic.twitter.com/jJDWNCjmB7
— Rodrigo Sartoti 👨🏽🏫 (@sartoti) May 14, 2021
A cena, que indignou diversas pessoas, mostra o homem nitidamente com a intenção de exibir o símbolo do terceiro Reich, responsável pelo extermínio de milhões de pessoas nas décadas de 1930 e 1940. A lei 7.716/89 veda a distribuição ou veiculação de símbolos ou ornamentos que utilizem a suástica para fins de divulgação do nazismo.
A vereadora Carla Ayres (PT) foi uma das pessoas que registrou boletim de ocorrência para apurar a apologia ao nazismo e possivelmente prender o responsável.
Em janeiro de 2020, outro homem que se considera nazista foi flragrado expondo uma bandeira em Forquilhinhas, São José. Outros episódios relacionados à apologia supremacista do nazismo tem ocorrido em Santa Catarina no passado recente, como o flagrante de uma piscina em Pomerode com o símbolo, em imóvel de Wander Pugliesi, professor de história assumidamente nazista e que tentou concorrer à vereador.