Para garantir a segurança das eleições no próximo domingo (2/10) e coibir crimes eleitorais, a Guarda Municipal de São José (GMSJ) estará, desde o sábado (1º), atuando em conjunto com a Justiça Eleitoral. A partir das 14h a GMSJ fará a escolta dos caminhões que transportam as urnas, assim como ao final da votação.
Entre as práticas eleitorais visadas na coibição, estão as formas de boca de urna (propaganda irregular), como uso de alto-falantes ou amplificadores de som, a realização de comício ou carreata. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), é permitido ao eleitor ou eleitora se manifestar de forma individual e silenciosa por meio de bandeiras, broches, emblemas e adesivos, porém sem manifestação coletiva. O uso de camisetas também é autorizado, desde que não gere aglomeração.
+ Celular e arma são proibidos na cabine de votação
No dia da votação, a GMSJ fará o fechamento de algumas ruas, como em frente ao Colégio Municipal Maria Luiza de Melo (Melão), ao lado do Colégio Caldeira de Andrade e também no CEM Profª Maria Iracema Martins de Andrade (Barreirão).
+ Ônibus terão horário normal de domingo
Em parceria com a Polícia Militar, a GMSJ estará em todos os locais de votação. Ao fim do dia a guarda também vai escoltar os carros que fazem o recolhimento das mídias, que serão levadas para o prédio da Justiça Eleitoral em São José, na Av. Beira-mar, além de reforço na segurança do prédio.
São José possui 186.561 eleitores, duas zonas eleitorais, 50 locais de votação e 529 seções eleitorais, conforme o TRE, das quais 5 tiveram alteração de endereço.