A Guarda Municipal de São José atendeu a um total de 15.699 ocorrências em 2018. O número representa mais que o dobro da atuação da corporação em 2017, quanto foram registradas 7.068 ocorrências. Os números fazem parte de um balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José, por meio do Setor Integrado de Inteligência, composto pela Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar.
Entre janeiro e dezembro do ano passado, a GMSJ registrou ocorrências atendidas de diversas naturezas. Foram recuperados 91 veículos, sendo que, desses, oito haviam sido clonados. Os guardas municipais também retiraram de circulação armas e munições de calibre 38 e 9mm. No período, 361 pessoas foram detidas ou encaminhadas à delegacia, resultando em 83 prisões, sendo 15 com mandados de prisão ativo. Também foi registrado o atendimento a 1.970 acidentes sem vítima e a 51 casos de roubo.
No balanço da Guarda Municipal também consta o atendimento a 4.185 pessoas pelo Setor de Educação no Trânsito, 1.252 deslocamentos feitos pelo Auto Trasporte Social, além de 35 comunidades atendidas e 7.458 pessoas entrevistadas pelo Projeto Guarda no Bairro, implantado também em 2018.
Ainda ao longo do último ano foram identificados e fechados cinco desmanches de veículos; feita a identificação de 67 pessoas envolvidas em crimes; participação de 26 cumprimentos de buscas; apreensão de drogas; a participação de operações de choque de ordem urbana, além da recuperação de diversos objetos e animais perdidos.
O comandante da GMSJ, Marcelo Luiz de Souza, explica que as prisões e apreensões foram feitas graças à troca de informações e cooperação com os setores de Inteligência das diversas instituições, investigações de delegacias e especializadas, agentes operacionais e administrativos das forças de segurança, do trabalho realizado pela Central de Videomonitoramento de São José, Central de Operações da GMSJ e da Central de Operações da Polícia Militar.
Atualmente a Guarda Municipal de São José conta com 113 agentes, distribuídos em diferentes setores – administrativo, educação de trânsito, logística e inteligência de segurança.
A GMSJ realiza rondas patrimoniais, fiscalização do trânsito, rondas escolares, além de auxiliar na vigilância dos bens públicos municipais. Desde maio de 2016, os agentes têm autorização para utilizar armas de fogo. O processo de porte de armas foi realizado a partir da capacitação de armamento e tiro, ministrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com 100 horas/aula e exame psicotécnico.