Desde segunda-feira (10/4) a ronda em escolas e creches municipais de São José foi intensificada pela Guarda Municipal. De acordo com a prefeitura, a operação “Anjos da Guarda” tem como objetivo oferecer mais segurança para a comunidade escolar após o atentado à creche em Blumenau. A ação faz parte de plano para melhorar a segurança das escolas no município.
Na operação, foram disponibilizadas três viaturas, que ficarão próximas às unidades escolares nos bairros Barreiros, Serraria e Kobrasol. Em Forquilhinhas haverá duas viaturas e haverá mais uma viatura que atenderá a saída no Colégio Maria Luiza de Melo, o Melão, também no Kobrasol, além de atendimentos de emergências. A intenção da GMSJ é de intensificar as rondas nessas unidades escolares durante uma semana e, na próxima, reavaliar a medida.
“As rondas nas escolas não vão parar; será um trabalho permanente, queremos estabelecer uma parceria com as escolas para que cada um faça sua parte e para que esse seja um projeto permanente de segurança escolar no município”, disse a comandante da guarda, Ane Warmling.
A direção da guarda também enfatizou que não pode estar presente fisicamente em todas as 64 unidades escolares de São José, mas que o trabalho será para criar uma cultura de segurança.
Nesta terça (11) ocorreu um protesto de famílias em frente à Escola de Educação Básica Laurita Dutra de Souza, no bairro Picadas do Sul, por mais segurança.