Grupo que dava golpes com leilões falsos é alvo de operação policial na Grande Florianópolis

Na manhã desta quarta-feira (17/11), a Polícia Civil de Santa Catarina desencadeou a operação “Lancefinal.com” para combater golpes praticados por estelionatários que faziam na internet leilões falsos, atingindo dezenas de vítimas pelo Brasil. Os criminosos tem residência na Grande Florianópolis, onde foram presos.

viaturas e policiais em frente à residência cumprindo mandados de busca e apreensão e prisões na operação lancefinal.com contra sites de leilões falsos
Polícia Civil desencadeia operação no combate ao golpe do falso leilão para cumprir 20 mandados em SC; 3 criminosos foram presos – PC/Divulgação/CSC

Cerca de 50 policiais civis estão nas ruas para cumprir 16 mandados de busca e apreensão em Santo Amaro da Imperatriz, São José e Palhoça, e quatro prisões preventivas dos golpistas.

De acordo com o delegado Leonardo Silva, três criminosos foram capturados e um segue foragido. A investigação é da Delegacia de Defraudações da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC), que apurou que os estelionatários fizeram um site falso de leilão, onde faziam a venda de veículos usados, mas não entregavam os veículos, gerando prejuízo estimado apurado de R$ 4 milhões até agora.

Publicidade

Segundo o delegado, a investigação que motiva a operação “Lancefinal.com” iniciou em novembro de 2020 com as denúncias da prática de falso leilão para roubar dinheiro dos compradores. “Os investigados criavam sites falsos, e através de anúncios com valor bem inferior ao preço de mercado, eles faziam as negociações, mas não entregavam os veículos. Durante as investigações a gente conseguiu comprovar o prejuízo de 4 milhões e com vítimas no país inteiro. Eles também usavam diversas contas para a fazer a divisão do dinheiro. Com esse material apreendido vamos tentar identificar os demais alvos”.

Estão mobilizados para cumprir as ordens judiciais 50 policiais civis da DEIC, com o apoio de 15 alunos da Acadepol.

Publicidade