Em nove municípios da Grande Florianópolis não há registro de mortes por Covid-19 há pelo menos 6 dias. As últimas fatalidades registradas no sistema estadual foram em 6 de julho, nos municípios de Governador Celso Ramos e Águas Mornas. Em ambas as localidades faleceram dois homens de 59 anos com a doença.
Em Florianópolis, Biguaçu e São José não há registro de óbito em decorrência da Covid há 8 dias. Em 4 de junho faleceram nas cidades um homem de 86 anos, um de 83 anos e uma mulher de 56, respectivamente, de acordo com os dados do estado.
Em Palhoça o tempo sem mortes pela Covid é maior: há 10 dias não há registro de alguém que faleceu em decorrência da doença do coronavírus. O último caso foi registrado em 2 de julho, quando um homem de 52 anos veio à óbito.
Outros municípios menores têm períodos sem fatalidades pela Covid mais extensos nesse momento. Santo Amaro da Imperatriz não registra mortes há 17 dias, Antônio Carlos não tem mortes também há 17 dias e São Pedro de Alcântara não tem mortes há 25 dias. Rancho Queimado, menor município da região, com população inferior a 3 mil habitantes, não registra morte por Covid desde 12 de setembro de 2020.
O alívio nas fatalidades relacionadas diretamente à doença do coronavírus é resultado do trabalho de vacinação. Nesta semana, os municípios imunizam faixas etárias de 37 a 39 anos, além de trabalhadores da indústria, também por faixa etária.
Cenário da pandemia na Grande Florianópolis
No momento a Grande Florianópolis está classificada no patamar de risco grave à Covid-19, com 1.713 casos ativos e ocupação dos leitos de UTI em torno de 72%.
Os 22 municípios da macrorregião acumulam 2.506 mortes pela Covid-19 desde o início da pandemia, divididas em sua maioria em Florianópolis (1.015), São José (565), Palhoça (565), Biguaçu (164) e Santo Amaro (73).
Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br