O risco potencial de coronavírus na Grande Florianópolis foi reduzido de gravíssimo para grave nessa quarta-feira (19) pelo governo estadual. Agora são 9 regiões do estado no mais alto risco de classificação (gravíssimo) e sete em nível grave.
Pelos dados do painel governamental há cerca de 18,6 mil casos de coronavírus na Grande Florianópolis confirmados. O número, porém, é defasado. A associação de municípios da região (Granfpolis) já calcula em 25,5 mil casos.
Agora são classificadas como risco gravíssimo as regiões do Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Foz do Rio Itajaí, Meio Oeste, Nordeste, Oeste, Serra Catarinense, Xanxerê.
Em nível grave estão as regiões do Alto Uruguai Catarinense, Extremo Sul, Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Extremo Oeste e Planalto Norte.
Nessa semana o governo voltou a determinar, de acordo com a classificação de risco da região, as medidas mínimas que devem ser adotadas pelas prefeituras para contenção do coronavírus. A retomada das especificações foi motivo de ação pelo MPSC contra o governo na justiça.