Os quatro maiores municípios da Grande Florianópolis devem renovar o decreto de isolamento social para combate ao coronavírus nessa sexta-feira (7/8), prazo que vence a postergação de 24 de julho.
Na ocasião, o novo decreto corrigiu alguns pontos sobre as medidas de restrição, como a permissão de que uma mãe ou pai com uma criança menor que 12 anos possa entrar em grande comércios acompanhados – anteriormente as pessoas poderiam ir exclusivamente sozinhas, o que se mantém nos demais casos.
O novo decreto vai manter a maioria das restrições, como a suspensão dos ônibus e o uso dos locais públicos da região proibidos aos finais de semana. É possível que haja também novidades nas restrições.
O governo do estado considera a macrorregião de saúde da Grande Florianópolis como área de risco grave para o coronavírus, porém não determina as ações específicas que devem ser tomadas de acordo com o risco. Isso foi motivo de ação do MPSC na justiça, que deu entendimento de que o estado deve sim determinar as ações e não “terceirizar” totalmente as medidas para os municípios. Segundo a procuradoria geral do estado, o governo vai recorrer, ao mesmo tempo que deve manter também as restrições para as áreas.
Até essa sexta-feira, São José (525, 40), Palhoça (1.425, 33) Biguaçu (373, 22) e Florianópolis (2.513, 77) somam 4.496 casos ativos de coronavírus e 152 mortes pela Covid-19, de acordo com os dados mais atualizados das prefeituras.
Por Lucas Cervenka - reportagem@correiosc.com.br