O governo do estado divulgou que pretende destinar o próximo lote de vacinas que chegar em Santa Catarina para aplicar nas pessoas que tem 90 anos ou mais. Não há previsão de quando o governo federal vai enviar o novo lote.
A estimativa do governo estadual é vacinar nesta etapa 287.632 idosos. De acordo com o plano, a vacinação dos idosos será escalonada: primeiro aqueles com 90 anos e mais; depois o público com idade entre 85 e 89 anos; 80 e 84 anos e, por fim, 75 a 79. Os demais idosos, de outras faixas etárias, também serão vacinados, conforme o recebimento de novas doses.
De acordo com o plano inicial de vacinação contra coronavírus em Santa Catariana, a primeira fase consiste em imunizar profissionais de saúde, idosos acima de 75 anos e idosos institucionalizados. São, ao total, 426.678 pessoas em Santa Catarina. O estado, porém, só recebeu até agora 213 mil doses, que são suficientes para imunizar cerca de metade da quantidade, porque são necessárias duas doses – isto é, 106 mil pessoas, fora as possíveis perdas.
Assim, da primeira fase de vacinação em Santa Catarina, com o que foi recebido até agora, pode ser vacinado até 24,9% dos primeiros grupos. Para completar as 426 mil pessoas são necessárias mais 640 mil doses, pelo menos, se forem patentes que exigem duas aplicações.