Governo federal libera entrada de turistas não vacinados

    Viajantes antivacinas poderão fazer apenas quarentena de 5 dias e teste para entrar no Brasil

    O governo federal anunciou nesta terça-feira (7) que não vai exigir vacinação contra Covid de turistas extrangeiros, apenas quarentena de cinco dias para viajantes não vacinados que desembarcarem no Brasil. Em cerimônia no Palácio do Planalto, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que após o período de quarentena os turistas antivacinas deverão realizar um teste do tipo RT-PCR com resultado negativo.

    No posicionamento público em relação ao tema, o Ministro da Saúde afirmou que “prefere perder a vida do que perder a liberdade” e criticou a orientação da Anvisa e do TCU para implementar o passaporte da vacinação. O STF também havia determinado que o governo federal se posicionasse sobre a medida de segurança em até 48h.

    Para o atual ministro da Saúde do Brasil, a obrigação de vacinação de viajantes que venham ao país é um “passaporte que mais discórdia do que consenso cria”.

    20% não se vacinaram
    Publicidade

    Segundo o ministro, cerca de 80% da população brasileira acima de 14 anos está imunizada com as duas doses da vacina. O número representa mais de 175 milhões de habitantes, apesar da campanha política em contrário. Ele destacou ainda que o país conseguiu “reduzir fortemente” o número de casos e óbitos provocados pela covid-19 – nos últimos seis meses, a queda foi de cerca de 90%.

    A redução de casos é resultado direto do avanço da vacinação e todos pessoas antivacinas são beneficiadas diretamente pela maior grau de imunização da população e, ao contrário, contribuem para o descontrole da doença.

     

    Publicidade
    COMPARTILHAR