O Governo do Estado de Santa Catarina aprovou a inclusão de 48 projetos nos programas Prodec e Pró-Emprego nos primeiros cinco meses de 2023, concedendo incentivos fiscais.
Em uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (5/6) o governador, Jorginho Mello, oficializou os contratos com dez empresas beneficiadas pelos programas. As empresas contempladas planejam investir R$ 5,9 bilhões, podendo chegar a um saldo de 5,6 mil empregos diretos e indiretos em médio prazo.
Conforme análise da Secretaria da Fazenda, com os incentivos fiscais, o Estado fortalece as indústrias e aumenta a competitividade das empresas. Os incentivos estaduais vão desde a postergação do ICMS, no caso do Prodec, até a desoneração do imposto na aquisição de bens, mercadorias e serviços, no caso do Pró-Emprego.
As propostas incluem a instalação e/ou expansão de unidades em Santa Catarina, aquisição de insumos e maquinário para aumentar a produtividade industrial. O governo estadual estima que as empresas beneficiadas possam alcançar um incremento total de R$ 23,7 bilhões em seus faturamentos até 2030.