As gratuidades do transporte intermunicipal em Santa Catarina, como a isenção de cobrança de idosos ou a meia-passagem para estudantes, pode ser subsidiada pelo governo do estado. É o que está em estudo na Secretaria de Infraestrutura, um dos pontos no amplo guarda-chuva da regulamentação do transporte coletivo intermunicipal no estado, tanto rodoviário, quanto urbano.
As gratuidades previstas em lei para alguns tipos de passageiros fazem com que o custo do transporte dessas pessoas esteja diluído na tarifa normal. Com o aporte do governo para bancar essas gratuidades o preço das passagens tende a diminuir – ao menos em teoria.
+ Aberta licitação de estudo para criação de rodovia alternativa à BR-101 Norte
Na próxima semana o secretário da infraestrutura e mobilidade, Thiago Vieira, conversa com deputados da Alesc para articular a proposta, mas ainda sem uma apresentação de projeto diretamente ao parlamento, uma vez que passará antes por outras secretarias de governo.
Para a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade o trabalho de regulamentação do transporte é robusto e inédito e abrange muitos pontos, além do subsídio, para resolver a questão estadual. Dentro desse trabalho está, por exemplo, a licitação do transporte regional, como a Grande Florianópolis, e a implementação de um projeto piloto na mesma região de bilhete digital (por cartão).
Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br