O projeto de rede integrada do transporte da região metropolitana foi um dos tópicos de uma roda de conversa na câmara de São José, nesta terça-feira (8/6), que discutiu melhorias no transporte coletivo. O projeto ficou anos em debates, encabeçado pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Suderf), e posteriormente em tramitação nas câmaras municipais da Grande Florianópolis. O governo catarinense aguarda a finalização da modelagem de concessão do projeto para então realizar a licitação.
Participaram do encontro vereadores, representantes das empresas de ônibus e do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano da Grande Florianópolis (Setuf), além do coronel Vânio Dalmarco, secretário municipal de segurança, defesa social e trânsito. Dalmarco chegou a afirmar que na sessão da Alesc sobre o mesmo tema na semana passada o governo estadual havia dito que declinaria do projeto, o que não procede.
“Até esse momento o governo do estado não fez absolutamente nada. E, para nossa surpresa, participamos na semana passada de uma audiência na assembleia legislativa e o governo do estado voltou a afirmar que não, que efetivamente não irá fazer edital para fazer um sistema único para a região metropolitana”, disse Dalmarco na tribuna em SJ. “Como a reunião foi na semana passada, o prefeito já determinou que a gente iniciasse os estudos do nosso próprio sistema de transporte público de São José. Independente, mas na medida do possível integrado com Palhoça, Biguaçu e Florianópolis”, complementou o secretário.
Procurada pelo Correio, a Secretaria da Casa Civil, a qual a Suderf está vinculada, informou que o governo não declinou e mantém o fluxo de trabalho do projeto, que se prepara para a etapa de licitação. “O projeto de implantação da rede integrada de transporte coletivo metropolitano segue em andamento, inclusive, teve avanços importantes nos últimos meses. A Caixa Econômica Federal está finalizando a modelagem de concessão do projeto para que seja possível realizar a licitação. O grupo de trabalho com a Secretaria de Estado da Infraestrutura também continua com as ações relativas ao transporte, especialmente no que se refere ao sistema de bilhetagem dos ônibus”, explica a nota.
Em fevereiro, a Suderf informou que uma equipe técnica visitou Brasília para conhecer o sistema de bilhetagem e coletar informações para ajustar um modelo para a Grande Florianópolis. Na época, esperava-se definir o modelo de rede integrada até março para iniciar o processo de licitação.
O que foi debatido na câmara
As empresas que participaram da reunião na câmara se mostraram dispostas a investir em um novo modelo de integração, mas também colocaram que foram duramente prejudicadas pela pandemia. “Somente agora, estamos operando com 75% da capacidade. Mas desde que fomos autorizados a voltar, estamos bancando 100% dos custos”, comentou o diretor da Viação Estrela e do Setuf, Gildo Formento.
O advogado do Sintraturb e representante dos trabalhadores, José Ricardo Freitas, enfatizou que o transporte é um dos setores mais penalizados durante a pandemia, principalmente seus funcionários. “Nós não temos recuperação judicial pra dar calote oficial dentro da lei nos nossos credores. Que bom se o trabalhador pudesse suspender o pagamento do carro, da casa, do supermercado, da farmácia e pagar em algum tempo depois como bem entender. Nós não temos isso, mas as empresas estão assim”, comentou. Mais de 2 mil funcionários do transporte público da Grande Florianópolis foram demitidos na pandemia.
Rede integrada de ônibus da Grande Florianópolis
A rede integrada do transporte coletivo da Grande Florianópolis visa reorganizar o sistema de nove municípios da região, com novas linhas, construção de terminais, projetos de infraestrutura, entre outros. O projeto de lei complementar que viabiliza a criação o sistema integrado foi aprovado na Alesc em 2018. No ano passado, a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Suderf) ainda realizava reuniões com técnicos e gestores municipais discutir do projeto e desenho das linhas.
A integração das linhas municipais e intermunicipais deve atender usuários de Antônio Carlos, Águas Mornas, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara. A participação de São José foi aprovada pela câmara em 2019, colocando uma emenda para que a integração ocorra até 31 de dezembro de 2021.
Por Ana Ritti e Lucas Cervenka redacao@correiosc.com.br