O governador Jorginho Mello, em sua segunda viagem a Brasília representando o Governo do Estado, adiantou nesta quinta-feira (26) com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, as demandas de Santa Catarina que serão apresentadas nesta sexta (27) para o presidente Lula.
A principal cobrança diz respeito à conclusão das obras nas rodovias federais em SC, que, segundo o governo do estado, não têm prazo de conclusão. Jorginho irá pedir a Lula que o dinheiro investido pelo estado nas BRs seja abatido da dívida com a União. Ele revelou essa intenção na terça-feira (24) em entrevista coletiva sobre as situação financeira de Santa Catarina.
As reivindicações do Sul serão apresentadas pelos três governadores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Será uma carta com as três maiores prioridades de cada Estado. O principal foco conjunto é a perda de arrecadação com a isenção de impostos nos combustíveis. Segundo a apresentação de Cleverson Swiert na terça, SC perde R$ 300 milhões de ICMS todos os meses com a desoneração. A reclamação é similar por parte de Eduardo Leite (RS) e Ratinho Jr (PR).
“Todos os governadores então sintonizados em reequilibrar as contas dos Estados, uma preocupação que pode ser resolvida por via política ou via judicial, até porque o Supremo Tribunal Federal já tem julgamentos colocados sobre a legalidade dessas duas leis”, disse o governador sobre as leis complementares 192 e 194, além da urgência para uma reforma tributária.