Fora da temporada, 8 em 10 pontos analisados em SC são balneáveis

    O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou nesta sexta-feira (1ª/9) o relatório de balneabilidade de agosto.

    De acordo com as coletas, a maioria dos 237 analisados apresenta condição boa para banho de mar em SC, 81%. O índice é ainda melhor na capital, que chegou a 85% dos 87 pontos próprios para banho.

    Os pontos constantemente poluídos em Florianópolis ao longo do ano são principalmente a Beira-mar Norte – onde o tratamento de esgoto não fez o efeito esperado – José Mendes, na lagoa de Ponta das Canas e em praias do Continente, como no Bom Abrigo e no Estreito. Algumas da região chegam a apresentar boas condições, como as praias de Coqueiros e Itaguaçu, nesse relatório de agosto.

    baía da beira-mar norte em foto aérea mostrando barco na água, trapiche, avenida e linha de prédios
    Três pontos analisados na Beira-mar norte apresentaram grande redução de poluição de julho para agosto, ainda assim impróprios para banho – Foto:PMF/Divulgação/CSC

    Locais mais impróprios em SC

    Publicidade

    Na baixa temporada, quando há menos turistas no estado, os índices de coliformes fecais mostram quais são os locais permanente problemáticos.

    Duas cidades do litoral norte costumam apresentar os piores índices: Barra Velha e Penha. No ponto mais ao sul da Lagoa de Barra Velha há uma medição que geralmente extrapola o máximo de poluição é possível medir (24 mil E.colli/100 ml de água). Nesse relatório o local não ficou “tão” sujo: 4.352.

    Já em Penha o ponto de análise em frente à Rua Maria Emília Costa apresentou novamente índices no teto e segue sendo como um dos mais poluídos do estado. O local fica no canto direto da praia de Armação do Itapocorói, onde há mais três medições: duas próximas, impróprias, e uma própria, porém no canto esquerdo da praia, indicando que a condição de poluição no local é resultado e uma corrente marítima que acumula no canto esquerdo da praia os efluentes e faz do local um dos mais poluídos do estado.

    Publicidade
    COMPARTILHAR