Foi dada a largada da vacinação de coronavírus em Santa Catarina

    Ato no Hospital Regional de São José marca o início da imunização após recebimento de 144 mil doses

    Enfermeiro Júlio Cesar foi a primeira pessoa a ser vacinada contra coronavírus em Santa Catarina, observado pelo governador, Carlos Moisés, e o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila - vacinação de coronavírus em Santa Catarina
    Enfermeiro Júlio Cesar foi a primeira pessoa a ser vacinada contra coronavírus em Santa Catarina, observado pelo governador, Carlos Moisés, e o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila - Gov SC/Reprodução/CSC

    Nesta segunda-feira (18/1), foi dada a largada da vacinação de coronavírus em Santa Catarina com a aplicação de uma dose no enfermeiro Júlio Cesar Vasconcelos de Azevedo. A primeira pessoa a ser vacinada no estado, com a vacina Coronavac, foi no Instituto de Cardiologia de São José, anexo ao Hospital Regional, junto com a líder indígena Kerexu Xapiri, da aldeia guarani do Morro dos Cavalos, e João de Deus Cardoso, idoso residente no Lar de Zulma, em ato simbólico promovido pelo governo estadual.

    As primeiras doses de vacina foram recebidas na manhã dessa segunda-feira pelo governo de Santa Catarina no aeroporto de Guarulhos, em entrega feita pelo governo de São Paulo junto com o Instituto Butantan. Foram 144 mil doses enviadas à Santa Catarina, que logo foram para o centro de distribuição da Secretaria de Saúde do Estado, no bairro Fazenda Santo Antônio, em São José. Logo, o governo do estado escolheu três pessoas para fazer a aplicação das primeiras doses.

    De acordo com as doses da Coronavac recebidas nessa segunda, a previsão do governo é imunizar mais de 68,5 mil de catarinenses inicialmente, considerando que são necessárias duas doses e que haja alguma possível perda técnica.

    Grupos prioritários para vacinação de coronavírus em Santa Catarina

    Publicidade

    Nesta primeira etapa, conforme previsto no Plano Estadual de Vacinação, serão imunizados alguns grupos prioritários: trabalhadores da Saúde (56.540 pessoas), pessoas acima de 75 anos (263), pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas (3.460) e população indígena (8.317).

    O governo estadual ainda prevê a imunização em quatro etapas iniciais. As doses enviadas à SC nesse momento correspondem a cerca de 16% da primeira etapa. As quatro fases totalizam uma previsão de imunizar 2,8 milhões de pessoas, cerca de 40% da população catarinense.

    + Butantan esclarece dúvidas sobre a Coronavac

    Distribuição das doses

    militares carregam isopor em frente ao um avião da fab para início de vacinação de coronavírus em Santa Catarina
    Primeiro lote de 144 mil doses de vacina chegou em Florianópolis na manhã dessa segunda-feira, que poderá imunizar cerca de 68 mil pessoas no estado – Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC/Divulgação/CSC

    As forças de segurança de Santa Catarina já traçaram as rotas e seguem prontas para realizar as escoltas e levar, em até 24 horas, os imunizantes do centro de distribuição até os municípios catarinenses. As vacinas serão transportadas por terra para cidades mais próximas e via aérea para as regiões mais distantes, como o Oeste e Extremo Oeste.

    Em Florianópolis está prevista a distribuição para o município nesta terça-feira (19), no início da manhã. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde está preparada para imediatamente após o recebimento, distribuir aos hospitais com UTIs, bem como iniciar a vacinação em asilos da cidade durante o dia.

    vacinação de coronavírus em Santa Catarina - funcionária da vigilância sanitária confere caixas de vacina de sars-cov-2
    Distribuição das doses aos municípios catarinenses inicia nesta terça-feira (19) – Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC/Divulgação/CSC

    Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

    Publicidade