Novas regras na Grande Florianópolis
As cidades da Grande Florianópolis fizeram flexibilizações nessa semana. Na capital, foi regulamentada a volta da operação dos barcos de escuna, porém sem mergulhos. Em São José e Palhoça, as prefeituras liberaram o uso das quadras para esporte de alto rendimento.
+ Região metropolitana tem 20% de aumento nos casos ativos de coronavírus em uma semana
Floripa
Na quarta-feira (7/10) a prefeitura de Florianópolis baixou decreto permitindo o uso de piscinas de condomínios. Já nessa sexta (9) foi publicado no diário oficial do município a regulamentação da operação das escunas de Canasvieiras, com 33 regras.
As principais regras da liberação (além de máscara, álcool gel 70% e distanciamento mínimo) do transporte aquaviário turístico são:
- Antes de retomar as atividades, realizar exames de diagnóstico de covid-19 em todosos funcionários, embarcados e administrativos, do tipo RT-PCR
- Utilização de máscaras por todos os funcionários, tripulantes e clientes das embarcações
- Proibição de mergulhos pelos clientes, evitando que retirem as máscaras por qualquer instante
- Check-in por QR Code, para possível posterior contato
- Os clientes do grupo de risco e/ou com qualquer sintoma de gripe ou resfriado nãodevem realizar os passeios durante o período da pandemia
- Realizar a aferição de temperatura corporal
- Higienizar completamente a embarcação ao término de cada passeio
- Proibir utilização das embarcações por dois dias após qualquer passeio realizado
- Serão utilizadas embarcações com capacidade total para 150 (cento e cinquenta) e 200(duzentos) passageiros, com ocupação máxima de 50%
- Proibição de consumo de alimentos ou bebidas no decorrer do trajeto
São José
Em São José, decreto nessa sexta-feira alterou a permissão do uso de quadras de esportes de alto rendimento:
“Fica permitida a realização de atividades físico-desportivas orientadas por assessorias esportivas e treinadores de corrida que se limitem à concentração máxima de de seis pessoas, com distanciamento mínimo de 1,5 m demarcados no chão e uso obrigatório de máscara”.
Palhoça
Nesta sexta-feira (09), a Prefeitura de Palhoça editou um novo decreto, de nº 2.688/20, que flexibiliza ainda mais as regras até então definidas para a prática de atividades esportivas. Em síntese, a prefeitura prorroga as regras do decreto de n º 2.666/20, de 17 de setembro e suas alterações posteriores, agregando algumas atualizações, para ficar em consonância com as portarias do Governo do Estado.
O texto do Decreto 2.688 libera a instalação e/ou utilização de arenas para práticas esportivas, seguindo as “regras de isolamento social, com o uso obrigatório de máscaras”. O treinamento de atletas praticantes de surf também está autorizado.
Também altera as normas estabelecidas em outros decretos, agora autorizando “atividades práticas presenciais curriculares nos laboratórios de cursos técnicos das áreas profissionais da Saúde”.