Florianópolis vai oferecer wi-fi gratuito em áreas públicas

close em uma mão que segura um celular com tela ligada mostrando aplicativos; pessoa está em frente a uma faixa de pedestre

A capital catarinense irá instalar serviço de wi-fi gratuito em 178 áreas públicas da cidade. A empresa vencedora do edital, Wifi.fi, de João Pessoa (PA), terá prazo máximo de 12 meses para implantação do serviço a partir de outubro, quando assinará o contrato com a Prefeitura de Florianópolis.

A contrapartida à empresa será a possibilidade de explorar peças publicitárias na tela de login, com duração máxima de 7 segundos.

O edital para escolher a empresa determina que o sistema deve atender até o dobro dos usuários simultâneos estabelecidos. Assim, os pontos de alta capacidade (500 usuários simultâneos) devem poder atender até 1.000 usuários; os de média capacidade (300 usuários simultâneos), até 600; e os de baixa (100 usuários simultâneos) até 200.

Publicidade

A expectativa da prefeitura é que em cinco meses os pontos de alto tráfego já estejam com a conexão ativa.

Florianópolis está em quinto lugar como cidade mais inteligente do Brasil, segundo Ranking Connected Smart Cities 2018, que mede fatores como a facilidade de acesso à internet.

Nosso objetivo é promover a inclusão digital em Florianópolis, já que somos um dos principais polos de tecnologia e inovação do país. Tudo isso sem onerar os cofres públicos, buscando a colaboração da iniciativa privada. Outra preocupação foi garantir uma cobertura uniforme em toda a cidade, tanto que uma das exigências é disponibilizar o serviço nas unidades de saúde do município”, afirmou o prefeito Gean Loureiro.

Publicidade
COMPARTILHAR