Florianópolis, capital brasileira com a cesta básica mais cara, terá um restaurante popular para melhorar a segurança alimentar das pessoas com baixa renda. Os preços ainda não estão definidos.
O local será no antigo posto do Sine, na Av. Mauro Ramos, ao lado do IFSC. A definição do imóvel, após muitas reclamações da oposição na câmara municipal pedindo o serviço, veio após reunião do prefeito, Gean Loureiro, em Brasília nesta quarta-feira (8/12). Loureiro conseguiu que a Superintendência do Patrimônio da União de Santa Catarina (SPU) cedesse o imóvel para a Secretaria Municipal de Assistência Social.
O imóvel tem quatro edificações que somam 9 mil m² e deverá abrigar, além do restaurante popular de Florianópolis, outros serviços da assistência social municipal.
“O restaurante popular será um importante equipamento para promover segurança alimentar e nutricional, para promover acesso da população à alimentação adequada com preços acessíveis, dando prioridade para população com maior vulnerabilidade”, comenta o prefeito da capital nesta quinta (9).
Segundo a Secretaria de Assistência Social, o cardápio será arroz, feijão, um tipo de carne, acompanhamento, salada e sobremesa. Assim como o transporte municipal, o valor a ser pago pelos usuários do equipamento será cobrado de acordo com a faixa de renda. Os preços para o valor da refeição estão em estudos pela prefeitura.
O serviço do restaurante popular na Av. Mauro Ramos será prestado por empresa privada após escolha através de licitação.