Nesta terça-feira, 3 de setembro, o aeroporto internacional de Florianópolis registrou o início da operação do primeiro voo direto da TAP Air Portugal. O Airbus A330-200 pousou às 17h15, trazendo 200 passageiros, que foram recepcionados pelo governador Jorginho Mello, acompanhado de secretários de Estado. A nova rota Florianópolis-Lisboa terá, a partir de agora, três voos semanais, sendo, assim, a primeira ligação direta entre a capital catarinense e a Europa.
O governador Jorginho Mello destacou o trabalho realizado pelo governo estadual para viabilizar a rota. “Fomos a Portugal, recebemos a direção da TAP aqui, articulamos e fizemos todo um esforço conjunto. Agora, Florianópolis entra no mapa dos voos internacionais para a Europa”, afirmou. Segundo Mello, já foram vendidas 35 mil passagens, com todos os voos lotados até o final do ano.
Luís Rodrigues, presidente da TAP, também presente no voo inaugural, explicou a escolha de Florianópolis como novo destino da companhia. “Esse voo é um compromisso com o estado e estamos satisfeitos com a recepção que tivemos aqui”, disse Rodrigues.
Horários
A nova rota terá voos partindo de Lisboa às terças, quintas e sábados, com horários entre 10h10 e 10h50. No sentido oposto, os voos de Florianópolis para Lisboa decolarão entre 19h35 e 20h40, com chegada prevista entre 9h50 e 10h55 do dia seguinte.
A administradora Arlete Gallas, moradora de Gramado, Rio Grande do Sul, foi uma das passageiras do voo inaugural. “Meu sonho era conhecer Portugal e essa nova rota foi, portanto, a melhor opção, sem a necessidade de conexões em São Paulo”, relatou.
O secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, ressaltou a importância da nova ligação para o turismo em Santa Catarina. “Esse voo trará, dessa forma, oportunidades, tanto para os catarinenses que poderão visitar Portugal de forma direta, quanto para atrair europeus, especialmente portugueses, para conhecer o nosso estado”, afirmou.
Cada voo do Airbus A330-200 da TAP tem capacidade para 269 passageiros, sendo 244 em classe econômica e 25 em executiva. A secretária adjunta do Turismo, Catiane Seif, comentou que a nova rota coloca, dessa maneira, Santa Catarina em destaque na Europa e que o intercâmbio entre as regiões deve fomentar o turismo e a economia.
Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, que administra o Floripa Airport, afirmou que este é um marco para Santa Catarina e para o aeroporto, destacando o esforço conjunto que possibilitou a realização do projeto. Gesse mencionou que a nova rota conecta o estado a mais de 50 destinos da TAP na Europa.