Florianópolis recebe ônibus elétrico para testes nas ruas da capital

Foto: PMSJ/Divulgação

A partir de quinta-feira (24/10), os moradores de Florianópolis verão um novo modelo de ônibus elétrico circulando pela cidade. O Consórcio Fênix, após treinar seus motoristas, colocará o veículo em operação. O projeto, que visa modernizar o transporte público da cidade, representa um importante passo para o futuro da mobilidade urbana.

A estação de carregamento ficará localizada no TICEN. Além disso, o ônibus atenderá várias linhas, que foram selecionadas com base na demanda e em critérios técnicos. O prefeito Topázio Neto ressaltou que esses veículos oferecem mais sustentabilidade, silêncio e economia, o que, a longo prazo, promete reduzir os custos do sistema de transporte público.

Tecnologia que beneficia o meio ambiente e moderniza a frota

Por outro lado, o secretário de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne, explicou que o ônibus faz parte da modernização da frota. O projeto conta com financiamento do PAC, que atualmente está em processo de aprovação na Câmara de Vereadores. Assim, Hahne destacou a importância de adotar essa nova tecnologia, que, além de modernizar o sistema, também contribui para a preservação do meio ambiente.

Publicidade

Além disso, os usuários poderão continuar utilizando os cartões convencionais, como o de estudante, cidadão e cartão especial. As tarifas, por sua vez, seguirão os mesmos valores.

O novo ônibus elétrico atenderá as seguintes linhas:
  • 184 – UDESC via Beira-Mar
  • 188 – TICEN – UFSC
  • 138 – Volta ao Morro Sul via Lauro Linhares
  • 320 – TILAG – TICEN via Beira-Mar
  • 630 – Corredor Continente

Fabricado pela TEVX Higer, uma das maiores montadoras de ônibus elétricos do mundo, o modelo Azure A12 BR possui 12 metros de comprimento. Além disso, o veículo transporta até 76 passageiros e conta com uma autonomia de 300 quilômetros, após uma carga completa de apenas três horas.

O ônibus também se destaca pelo conforto oferecido aos passageiros. Por exemplo, há tomadas USB em todos os assentos, Wi-Fi integrado e ar-condicionado ecológico. Além disso, ele é acessível, com piso baixo, rampa de acesso e área reservada para cadeirantes.

Atualmente, outras cidades, como Cascavel (PR) e Belém (PA), já utilizam o Azure A12 BR. Além disso, o veículo passou por demonstrações em Campinas (SP), Curitiba (PR) e Salvador (BA).

Publicidade