Florianópolis pode ter nova greve municipal nesta quarta

Servidores exigem cumprimento de acordo da última greve

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) está indicando a possibilidade de uma nova greve imediata na cidade. A decisão surge como resposta ao não cumprimento por parte da Prefeitura de Florianópolis do acordo estabelecido para encerrar a última greve, ocorrida em março.

O acordo mencionado garantia aos trabalhadores municipais a reposição salarial, estipulando o pagamento de 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) – cerca de 3,2% de aumento. No entanto, segundo o presidente do Sintrasem, Renê Muraro, a prefeitura não honrou com esse compromisso em maio, o que tem gerado insatisfação e mobilização por parte dos trabalhadores desde a semana passada, quando caiu o primeiro pagamento, que deveria confluir com o acordo feito no TJSC.

Além da reposição salarial, o sindicato também destaca a falta de cumprimento de outras cláusulas do acordo, como o chamamento de aprovados em concursos públicos para suprir a demanda por profissionais na saúde e na educação.

Publicidade

“Votamos na semana passada, na terça-feira (4), que, se até quarta (12), a prefeitura não honrasse os compromissos, nós iniciaremos uma greve na 0h de quarta-feira”, declarou o sindicalista em vídeo divulgado nessa segunda (10).

No entanto, a Prefeitura de Florianópolis responde que está em diálogo com o sindicato para resolver a situação e evitar a paralisação dos serviços. Segundo a administração municipal, o acordo estabelecido entre prefeito e sindicato previa o reajuste para os servidores vinculados ao limite prudencial da prefeitura.

A greve, portanto, está mantida para começar nesta noite, se não houver mudança ao longo do dia. O diálogo entre as partes continua em andamento nesta terça na busca por uma solução que atenda aos interesses dos dois lados. Nesta quarta (12) ocorrerá uma assembleia dos servidores às 13h na Praça Tancredo Neves (Três Poderes).

Publicidade
COMPARTILHAR