A Prefeitura de Florianópolis oferece um hotel para pessoas em vulnerabilidade social ou que por algum outro motivo não conseguem fazer isolamento domiciliar após confirmadas com o Covid-19. Até o momento, das 30 vagas ofertadas, apenas uma está sendo preenchida por alguém confirmado com a doença.
As equipes de Saúde da Família e Vigilância Epidemiológica oferecem o serviço assim que uma pessoa é confirmada com a doença. Caso na investigação seja identificado que o paciente não consegue fazer isolamento, é possível preencher uma vaga no hotel, que conta com quatro refeições diárias durante o período necessário de isolamento.
Assistência Social
A secretaria também disponibiliza vagas no mesmo hotel. Nele, podem se hospedar pessoas que não tem a possibilidade de fazer isolamento que não estejam confirmadas com o novo coronavírus, mas que durante a investigação da doença não conseguem se isolar. Até o momento, seis vagas nesses casos estão ocupadas.
Há também a possibilidade de preenchimento das vagas caso seja uma pessoa em situação de rua, ou mulher em situação de violência, e outros públicos atendidos pela secretaria para que antes de entrar em algum serviço de acolhimento faça isolamento evitando contaminar outras pessoas do local. Este isolamento é de até 14 dias, para então ser atendido na instituição de acolhimento.
O governo do estado tem uma iniciativa similar, em edital aberto até o fim do ano, para acomodar servidores da saúde que atuam em hospitais no trabalho de tratamento de pacientes com Covid-19.