Florianópolis é eleita a cidade mais criativa do Brasil

Florianópolis foi eleita a cidade mais criativa do Brasil, conforme o Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa (IDPEC), elaborado pela ESPM. Esse índice analisa as 26 capitais brasileiras e o Distrito Federal, levando em conta indicadores de economia criativa, capacidades humanas, conectividade espacial e, além disso, ambiente cultural e empreendedorismo.

A capital catarinense destacou-se especialmente em áreas como educação superior e empreendedorismo. Desde 2019, Florianópolis apresenta o maior índice de pessoas com ensino superior completo no país. Além disso, a cidade também se destaca em conectividade digital, com o melhor acesso à internet banda larga fixa entre as capitais brasileiras.

Por outro lado, a cidade lidera em taxa de criação de empresas per capita, reforçando sua posição como um polo de inovação. Outro fator que contribui para esse ambiente propício ao empreendedorismo criativo é a segurança. A cidade foi apontada como a capital mais segura do país, o que favorece ainda mais o desenvolvimento de negócios.

Prefeitura promove crescimento econômico
Publicidade

Para impulsionar a economia criativa, a prefeitura de Florianópolis aposta em programas como o Floripa Mais Empregos, que conecta empresas e oportunidades de capacitação com a população local. Outro destaque é o programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae, que acelera o desenvolvimento socioeconômico da cidade. Além disso, o Floripa Mais Tec oferece cursos gratuitos em tecnologia, promovendo novas oportunidades para jovens e adultos de baixa renda.

Top 10 cidades mais criativas do Brasil

No ranking 2023 do IDPEC, Florianópolis ocupa o primeiro lugar com 0,91, seguida por Vitória com 0,83 e Curitiba com 0,76. São Paulo aparece em quarto lugar, com 0,72, enquanto Brasília fecha o top 5, com 0,71. Além delas, Palmas, Goiânia, Belo Horizonte, Porto Alegre e Cuiabá completam a lista das dez cidades mais criativas do país.

Publicidade