Florianópolis decreta situação de emergência; chuva tende a continuar até terça

São quase 400mm de precipitações em 4 dias, que se intensificaram nesse domingo

A chuva não dá trégua há dias em Florianópolis, intensificando-se nesse domingo (24/1), quando foram registradas duas mortes por soterramento. Com diversas ocorrências e perspectiva de mais chuva, a prefeitura decretou situação de emergência.

Os números da prefeitura são de um acumulado de precipitações em 393 mm de água nas últimas 96 horas e 130mm nas últimas 12 horas registrados na cidade, principalmente na região central. Com as mais de 30 ocorrências, entre deslizamentos e alagamentos de ruas.

Duas pessoas ficaram desabrigadas, posteriormente encaminhadas para um hotel pago pela prefeitura. Outras 20 pessoas estão desalojadas, por recomendação da Defesa Civil, abrigadas em casas de parentes ou amigos. O município também está prepara um abrigo com capacidade para mais 50 pessoas desabrigadas, caso seja necessário, na Passarela da Cidadania.

homens de equipe de emergência em área de casa desabada com lona por cima de parte da estrutura; florianópolis decretou situação de emergência
No Saco Grande, desabamento matou mãe e filha soterradas ao meio-dia desse domingo (24) – CBM/Divulgação/CSC
Publicidade

Com um volume de água considerado histórico para tão curto período de tempo, as equipes da Prefeitura de Florianópolis estão priorizando riscos de desabamentos e casas que possam estar invadidas pela água. Caminhões hidrojato trabalham para retirar a água acumulada nas ruas. A Guarda Municipal também segue na principais avenidas da cidade auxiliando no trânsito. A Ponte Hercílio Luz foi liberada para tráfego neste domingo, por conta de bolsões de água formados próximos às pontes Colombo Machado Salles e Pedro Ivo Campos.

O prefeito, Gean Loureiro (DEM), promete um mutirão de conserto e limpeza quando a chuva cessar, nos próximos dias. Será necessário recuperar ruas que cederam, buracos que danificaram o asfalto e lajotas, e locais onde há sujeira levada pela água.

De acordo com o Ciram, serviço meteorológico da Epagri, a chuva tende a continuar na maior parte do estado nesta segunda-feira (25/1). Somente na terça-feira há uma previsão de desanuviar, com presença do sol. Já outros serviços meteorológicos apontam que a semana deve ser de continuidade das precipitações, sem perspectiva de grande melhoria.

Coleta de lixo emergencial

Por conta da greve da Comcap, a prefeitura contratou emergencialmente uma empresa privada para recolher lixo e pretende chamar outras para abranger mais pontos da cidade.

Publicidade