A Prefeitura de Florianópolis iniciou a distribuição de senhas para testagem contra Covid-19, diante da alta procura pelas confirmações. Segundo a Secretaria de Saúde, as senhas são para garantir atendimento de todas as pessoas no tempo de fechamento dos pontos itinerantes. No NEIM Celso Ramos serão 550 senhas diárias, e nos pontos de testagem itinerante 225 ao dia em cada um.
Conforme levantamento da prefeitura, Florianópolis está com o mesmo número de testes diários que a cidade do Rio de Janeiro. Na capital fluminense são oferecidas 2.100 vagas por dia para agendamentos de testes, enquanto na catarinense o número é de cerca de 2.200 testes ao dia em oito pontos de testagem contra Covid-19.
Além da capacidade diária, a Prefeitura de Florianópolis pretende ampliar a testagem nos próximos dias, bem como a contratação de mais profissionais para atuação no SUS Municipal. Esta semana, cerca de 150 profissionais de saúde que estão sendo chamados, além de 130 na semana anterior. Até o momento, 44 profissionais assumiram as vagas e a administração municipal segue reforçando a importância destes servidores.
Confira os pontos de testagem para pessoas sem sintomas:
Das 9h às 17h:
- Sapiens Park no Norte da Ilha;
- Centro comunitário Fazenda do Rio Tavares, ao lado da Escola de Ensino Médio Vereador Oscar Manoel da Conceição – próximo ao Tirio.
Das 8h30 às 16h:
- Ginásio do NEIM Celso Ramos.
Pessoas com sintomas:
As pessoas com sintomas de Covid-19 devem ser encaminhadas pelo Alô Saúde Floripa ou equipes de Saúde. Isto porque somente estas equipes podem indicar qual o melhor momento para testagem e conduta ao paciente. O momento errado da coleta do teste pode gerar um falso negativo.
Ponto de testagem itinerante no Terminal Cidade de Florianópolis (Terminal Velho), das 9h às 17h.
As pessoas atendidas por serviços privados e hospitais que precisem fazer agendamento pelo SUS necessitam passar pelo Alô Saúde Floripa anteriormente, para testagem contra coronavírus.
Além desse ponto, a capital possui mais quatro pontos de testagem para pacientes com sintomas, no Norte, Sul, Centro e Continente. Ao todo são oito pontos de testagens.