Fiscalização será reforçada em Florianópolis no feriado de Finados para evitar aglomerações

As medidas de fiscalização de cumprimento sanitário serão ampliadas no fim de semana e feriado

A Prefeitura de Florianópolis pretende endurecer a fiscalização de medidas sanitárias no feriado de Finados, que deve trazer muitos turistas à cidade. A vigilância sanitária e a guarda municipal atuarão em ações de fiscalização reforçadas, para garantir que não haja aglomerações. As equipes de plantão serão ampliadas para atender denuncias simultaneamente em diferentes áreas da cidade. A intensificação na fiscalização também será tomada pelas outras prefeituras da Grande Florianópolis.

As ações serão realizadas principalmente em bares e restaurantes, praias e nos maiores cemitérios da capital, para averiguar distanciamento adequado e uso de máscaras.

Para a visitação em cemitérios a vigilância orienta que a população se atente às medidas de uso obrigatório de máscara, distanciamento de 1,5m, que pessoas em grupo de risco não compareçam aos cemitérios, disponibilização de locais para higienizar as mãos e que a permanência nos locais seja pelo menor tempo possível. Além disso, os cultos e celebrações devem ser realizadas preferencialmente ao ar livre ou com 50% de ocupação dos templos religiosos, mantendo o ambiente ventilado naturalmente. Já o comércio ambulante no entorno não deve estimular a aglomeração de pessoas.

pessoas andando a pé e de bicicleta no calçadão da beira-mar norte, vistas de cima; luz lateral de pôr do sol; carros ao fundo
Distanciamento mínimo e uso de máscara é principal preocupação das autoridades; festas podem ser denunciadas – SSP/Divulgação/CSC
Publicidade

Todas essas medidas já estão contidas em decretos municipais vigentes, mas a vigilância está reforçando agora a importância das medidas com vistas ao crescente aumento de casos de Covid-19 e à chegada de turistas para o feriadão.

Caso a população deseje denunciar algum descumprimento das medidas pode entrar em contato com a guarda municipal pelo 153, polícia militar pelo número 190, ou pelo site do covidômetro na aba “Denúncias Vigilância Sanitária”.

Publicidade
COMPARTILHAR