Fiscalização no fim de semana na Grande Florianópolis flagra violações de decreto

    Na última semana, apenas irregularidades pontuais foram identificadas

    Nas principais cidades da Região da Grande Florianópolis, as equipes de fiscalização contra Covid-19 avaliaram positivamente a cooperação por parte dos estabelecimentos verificados. Na capital, a força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) concluiu neste domingo (08/03), a primeira quinzena de ações por todo o município. Fiscais da Vigilância Sanitária da capital, agentes da GMF, fiscais do Procon e Susp vistoriaram bares, pubs, restaurantes, lojas, shoppings, supermercados, hotéis e praias.

    Desde o começo da intensificação da fiscalização das medidas restritiva decretadas pelo Governo de Santa Catarina, os 205 fiscais envolvidos realizaram 407 visitas. Desse total, em 375 vistorias não foi detectado qualquer irregularidade, o que corresponde à 92% do total de locais visitados até o momento. Na última semana, a operação registrou 116 vistorias e sete advertências foram emitidas. No Sul da Ilha, um supermercado foi advertido por permitir um número de pessoas acima da capacidade permitida no interior do local.

    “Nossa ação consiste em orientar e informar à população acerca dos novos regramentos, e não em simplesmente aplicar a sanção prevista em lei. Nosso objetivo é espalhar a ideia de que quanto mais empreendedores e cidadãos se engajarem na prevenção da doença, estaremos em segurança e mais cedo saíremos dessa crise sanitária”, explica o Comandante da Guarda Municipal de Florianópolis, Valci Brasil.

    São José
    Publicidade

    As equipes do Procon de São José, SUSP, Defesa Civil, Vigilância Sanitária, juntamente com  agentes da Guarda Municipal de São José, Polícia Militar e Polícia Civil  intensificaram as ações de fiscalização durante o final de semana em São José. Em dois dias, a operação percorreu mais de 70 estabelecimentos com o objetivo de reforçar o cumprimento das medidas sanitárias na cidade.

    Dos locais visitados, 22 estabelecimentos foram orientados pela fiscalização para se adequarem às medidas, 17 foram autuados e intimados por infrações e dois locais foram interditados, sendo que a maioria permaneceu fechada conforme estabelecido no decreto vigente.  Uma festa particular em condomínio residencial também foi alvo da operação.

    Biguaçu

    Desde a noite de sexta-feira (05) até domingo (07/03), a Prefeitura de Biguaçu, por meio da Vigilância Sanitária, e a Polícia Militar realizaram mais de 150 fiscalizações na cidade. A ação vistoriou bares, restaurantes, supermercados, conveniências, postos de combustível e igrejas. Nas abordagens, as autoridades orientaram os responsáveis por estabelecimentos com serviços não essenciais a fechar, alguns foram interditados.

    Poucas violações em Biguaçu: Polícia Militar e Vigilância Sanitária fiscalizando estabelecimentos no município
    Fiscais realizaram mais de 150 vistorias em estabelecimentos, no município de Biguaçu. – Foto: Prefeitura de Biguaçu/Divulgação/CSC

    A Vigilância e a PM também receberam denúncias de festas particulares e aglomeração de pessoas em residências. No interior do município, em Sorocaba de Fora, uma festa clandestina com mais de 100 pessoas foi encerrada e os participantes dispersados.

    Publicidade