O programa Trato Pela Lagoa foi relançado, com meta no dobro do que foi feito na primeira vez. Na rodada inaugural foram fiscalizados 4.557 ligações sanitárias imóveis na Lagoa da Conceição e, agora, o objetivo é fazer 9 mil vistorias. O relançamento do programa ocorreu nesta sexta-feira (24/3), com investimento dos contribuintes em R$ 1,7 milhão, através da Casan, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis.
Os trabalhos de inspeção das casas ocorrerão no Centrinho da Lagoa, Canto da Lagoa, Porto da Lagoa e Canto dos Araçás, incluindo residências que não estão ligadas na rede. No primeiro contrato de execução do programa cerca de 53% das casas tinham irregularidades. Dentre os principais apontamentos, havia conexão de água pluvial com a rede de esgoto, ausência de caixa de gordura ou de inspeção.
Como agendar uma inspeção
O agendamento de inspeções nas quatro regiões contempladas pelo programa deverá ocorrer conforme solicitação dos próprios moradores ou proprietários de imóveis, em caso de moradia por aluguel. Deverá ser realizado contato com as equipes técnicas (48 9192-4157) para confirmar dia e horário da visita dos representantes do programa. O modelo é o mesmo utilizado para agendamento de inspeções do Floripa Se Liga na Rede.
De acordo com o relatório de balneabilidade mais recente, publicado nesta quinta, a Lagoa da Conceição tem 6 dos 9 pontos analisados próprios para banho em termos de quantidade de coliformes fecais.