Fiscalização da Vigilância Sanitária de Florianópolis descobriu, nesta quinta-feira (16/3), despejo de esgoto em uma pequena cachoeira no Ribeirão da Ilha. Duas famílias responsáveis foram autuadas.
Foram seis casas inspecionadas, nas quais os ficais descobriram problemas em três. De acordo com a prefeitura, algumas das residências já tinham sido visitadas com aplicação do teste de corante.
Uma das casas, dentro de um lote com três residências, apresentou o descarte de efluentes da área de serviço, cozinha, pias e ralos de chuveiro diretamente na cachoeira nos fundos do terreno.
Em um terreno vizinho, onde também há três casas, uma despejava o esgoto no mesmo riacho, além de ter a fossa extravasando.
Com a identificação das irregularidades, foi aplicado o auto de intimação pela Vigilância Sanitária e ficou definido que deverá ser realizado levantamento de todos os pontos hidráulicos do imóvel, considerando que nenhum deles poderá ser lançado na cachoeira, com exceção das águas pluviais (chuva).