A manutenção preventiva envolve menor investimento e evita situação de constrangimento, insegurança ou gastos imprevistos devido a pane mecânica. Evite surpresas e custos elevados. Manutenção é sinônimo de economia. Fique de olho nos exemplos e dicas.
Correia dentada
A troca de correia dentada deve ocorrer de acordo com a recomendação do fabricante (informada no manual do veículo). No caso de dano por desgaste, pode envolver um custo entre R$ 2.000,00 (veículos a gasolina) a R$ 6.000,00 (veículos a diesel). A troca preventiva custa em torno de R$ 180,00 a R$ 300,00. Economia básica de 85% do seu dinheiro, sem considerar a indisponibilidade do seu veículo por uma semana. Vale a pena? Programe logo a verificação deste item no seu carro.
Óleo e filtros
A permanência de itens como óleo de motor, óleo de freio, filtros de óleo, ar e combustível por prazo superior ao recomendado pelo fabricante implica diretamente no funcionamento do motor e, consequentemente, na segurança do usuário, considerando que são itens de fundamental importância na manutenção dos sistemas veiculares.
Ar condicionado
Em função das condições climáticas e pela própria segurança pessoal tem sido comum o uso prolongado do ar condicionado veicular. deve ser dada atenção especial à troca do filtro de cabine, obedecendo à periodicidade recomendada pelo fabricante (informada no manual do veículo). Sugere-se ainda a higienização regular do sistema com foco na prevenção e eliminação de ácaros, fungos e bactérias altamente prejudiciais à saúde. Dica custo zero: use o ar quente a cada 15 dias pelo período de 15 minutos a fim de promover a eliminação da umidade decorrente deste uso contínuo.
Pneus
Na troca de pneus, vale como regra de segurança manter os pneus mais novos na traseira do veículo com foco aderência e atrito adequados.
Bancos
Mesmo os revestidos de tecido sintético, que são bem mais resistentes, mancham. Vazamentos de produtos químicos, alimentos, líquidos e barro encabeçam a lista dos maiores responsáveis pela sujeira. Para uma limpeza profunda, procure uma empresa de confiança para a lavagem. Os de plástico podem ser limpos com um pano úmido. Porém, é importante não deixar que a sujeira e a poeira em excesso se acumulem. Bancos revestidos de couro também necessitam de cuidados. Para limpá-los, use um pano umedecido. O couro de boa procedência é impermeável e não encharca, nem fica quebradiço com o tempo. O ideal é hidratar o couro com vaselina líquida a cada seis meses. Retire o pó e aplique a vaselina. Tire o excesso e espere três horas até o couro absorver o produto. Em regiões mais quentes e úmidas, essa manutenção deve ser feita a cada dois meses. Procure estacionar sempre à sombra, pois o sol tende a ressecar o couro, causando rachaduras irrecuperáveis em sua superfície.
Lataria
Nos carros atuais, ela já vem bem protegida de fábrica contra ferrugem e outros agentes nocivos ao metal. Também não é difícil conservar a lataria do veículo contra poeira ou barro. Contra acidentes ou vandalismo isso já é bem mais complicado. Riscos, batidas de porta em estacionamentos ou ainda pequenos amassados que aparecem por alguém ter encostado no carro acontecem com frequência. O mais importante é não deixar o conserto para mais tarde. Isso pode significar prejuízos maiores que os da batida. Pequenos retoques, “martelinho de ouro” e outros recursos são facilmente encontrados em serviços de reparos rápidos para resolver esses problemas. Procure fazer sempre, no mínimo, dois orçamentos antes de ordenar o serviço.
Limpadores
É um equipamento de primeira necessidade. Seu bom funcionamento é sinônimo de segurança, principalmente em dias de neblina ou chuva. Verifique periodicamente a pressão do braço do limpador, a borracha das palhetas (se ela passa e deixa marcas no vidro, está na hora de trocá-las), bem como o jato do esguicho de água do para-brisa.
Luzes
O bom funcionamento das luzes é fundamental em um veículo e pode evitar situações de perigo. E não só os faróis. Lanternas, piscas, luzes de freio e de ré, iluminação interna, luzes do painel, bem como a fonte de energia – a bateria –, devem ser constantemente checados para que não haja surpresas. No caso da bateria, observe se os cabos estão oxidados (geralmente há o acúmulo de um pó pastoso esbranquiçado), ou se estão frouxos ou soltos.
Pintura
A pintura lisa ou sólida é a mais comum (e mais barata) e usa apenas pigmentos de cores. Utiliza-se laca ou esmalte para essa camada. Na pintura metálica, a tinta recebe a chamada carga de efeito, ou seja, laca acrílica e pigmentos de alumínio que deixam a superfície brilhante. A pintura perolizada leva pó de pérola e pigmento de mica (de origem mineral), que tornam as cores mais intensas. Embora a formulação das tintas tenha evoluído consideravelmente nos últimos tempos, tornando a superfície pintada mais resistente ao ataque de produtos químicos, certos cuidados devem ser tomados para mantê-la em ordem. Lave sempre que pegar poeira ou barro, após transitar em estradas de terra ou sob chuva. Não utilize querosene nem solvente. O ideal é usar um detergente bem suave, lavando e enxaguando rapidamente toda a superfície. Não deixe secar ao sol. Encerar e polir com regularidade, no mínimo a cada 90 dias, é importante para conservar a pintura e a boa aparência.