A Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizou nesta quinta-feira (22/9) um exame de tomografia da figueira da Praça XV de Novembro, no Centro de Florianópolis. A análise faz parte das ações para a revitalização, manutenção e conservação do indivíduo centenário.
Com a tomografia é possível identificar pontos de atenção em relação às condições da estrutura/tecido interno. A tomografia foi realizada nos galhos e pontos de contato das escoras que atualmente auxiliam na sustentação da árvore.
O biólogo Paulo Garbugio, responsável pelo estudo, explica em detalhes cada etapa da revitalização da Figueira: “A árvore está passando por um check-up completo, com tratamento da raiz à copa. E essa etapa da tomografia consiste em analisar como está a situação dos galhos que estão feridos com as escoras e se há necessidade de algum manejo. Vamos verificar se o galho poderá ser mantido ou se corre algum risco de queda”.
Após o resultado da tomografia, que leva alguns dias para ser concretizada, será feita uma poda de limpeza e começará o tratamento das cavidades da árvore. O trabalho também serviu para marcar o Dia da Árvore (21).