A prefeitura de Florianópolis publicou nesta semana, no diário oficial, a criação da “Feira de Franklin Cascaes”, evento cultural, artístico e de lazer. As edições devem ocorrer a cada dois meses no segundo domingo do mês, com previsão de três edições até o final do ano, no entorno da Praça XV e do Centro Histórico da capital.
A primeira edição está marcada para 22 de agosto, das 10h às 17h, em referência ao Dia do Folclore, comemorado nesta data, e terá como tema “Vem cá, meu boi!”, em homenagem ao Dia do Boi de Mamão, celebrado no dia 20 de agosto. A feira vai reunir apresentações e intervenções culturais, assim como a comercialização de produtos artesanais e da culinária local, similar à já tradicional Feira da Freguesia, em São José.
Uma comissão com cinco servidores da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) será responsável por organizar, implementar e fiscalizar as edições do evento. A fundação e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer divulgaram o edital para seleção da uma entidade que realize a Feira de Cascaes – especificamente uma Organização da Sociedade Civil (OSC) – em cooperação com a prefeitura.
Apoio financeiro
Está previsto pelo edital que a fundação dará suporte financeiro a um projeto selecionado, no valor de R$ 35 mil, para realização da feira, incluindo apresentações culturais, contratação de pessoal e de estrutura, entre outros. As inscrições devem ser entregues até 11 de agosto da sede da fundação, na Passarela Nego Quirido.
Segundo a prefeitura, a feira adotará os protocolos sanitários necessários para manter a segurança dos visitantes. Na manhã desta sexta-feira (23/7) foi realizada uma reunião com secretarias e órgãos de Florianópolis para alinhar a organização da Feira de Franklin Cascaes.
Por Ana Ritti – redacao@correiosc.com.br