O cientista norte-americano Lawrence Kazmerski, membro da US National Academy of Engineering e emérito do National Renewable Energy Laboratory (USA), acaba de confirmar a presença no Brasil para participar de um dos maiores eventos de energia solar e suas aplicações nas tecnologias do futuro, como casa inteligente, veículos elétricos, armazenamento por baterias e redes inteligentes de distribuição de eletricidade.
Organizado pela ElektSolar, especializada em treinamentos para profissionais do mercado fotovoltaico, o evento, intitulado “360 Solar: Conectando a Energia Fotovoltaica com o Futuro”, contará também com a presença de autoridades nacionais e internacionais, que debaterão o futuro da energia solar em áreas como mobilidade urbana, internet das coisas e inovação.
Os organizadores esperam a presença de cerca de mil participantes nos dois dias de evento, que acontecem em 14 e 15 de maio de 2020, no Costão do Santinho, na capital catarinense. O evento também terá uma área de exposições para dezenas de empresas apresentarem produtos, serviços e inovações na área de energia solar, além de um congresso com cerca de 20 palestras de especialistas brasileiros e estrangeiros.
Entre as personalidades internacionais confirmadas, destacam-se o projetista Steven Strong, pioneiro no conceito de design integrado de arquitetura e engenharia com aplicações de eletricidade solar fotovoltaica, solar térmica e energia eólica, e da arquiteta Sue Roaf, professora emérita do Heriot Watt, autora de 22 livros sobres projetos sustentáveis, energia solar, conforto térmico e adaptação às mudanças climáticas.
Steven Strong projetou dezenas de casas e prédios movidos a energia solar, de uma casa simples até a Casa Branca, nos Estados Unidos. O trabalho dele é notável por uma longa série de conquistas. Em 1984, alimentou um bairro inteiro, incluindo edifícios residenciais e comerciais com energia fotovoltaica, no centro de Massachusetts. Em 1996, Steven trabalhou com os arquitetos das aldeias olímpicas para alimentar os Jogos de Verão em Atlanta com eletricidade solar, usando o maior sistema fotovoltaico de telhado. Em 1999, a revista TIME nomeou Steven “Herói ambiental do planeta”. Em 2001, a Sociedade Americana de Energia Solar entregou-lhe o seu Prêmio Charles Greeley Abbot – a maior honra da Sociedade, por uma conquista notável no avanço da energia solar. Em 2003, Steven foi nomeado “Empreendedor Ambiental do Ano” pela Audubon Society.
De acordo com Siqueira Neto, CEO da ElektSolar e organizador do evento, a tecnologia solar fotovoltaica possui inúmeras aplicações. “Iremos trazer para o evento palestrantes de renome internacional, que abordarão todo o contexto da revolução energética das renováveis e o seu impacto sobre a infraestrutura elétrica e de moradias, abordando temas como redes inteligentes, casas inteligentes e mobilidade elétrica. Apesentando ao público em geral, de forma a demonstrar como será o futuro”, comenta.