Estudantes realizam “rolê cultural” no Centro Histórico de São José

role cultural estudantes da estacio de sao jose - foto scarlet silva
Estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo participaram das atividades nos principais patrimônios históricos - Foto: Scarlet Silva/Divulgação/CSC

Na manhã de 8 de março, professores e alunos da universidade Estácio, unidade São José, dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, realizaram um “rolê cultural” visitando os principais prédios do patrimônio no Centro Histórico da cidade.

Segundo a professora Márcia Alves o principal objetivo do rolê cultural foi vivenciar a ocupação dos espaços públicos: “a ideia é conhecer melhor a cidade, o lugar que estudamos, trabalhamos. É importante conhecer e ocuparmos esses espaços urbanos, porque é a cidade onde moramos e é preciso interagir com o local, principalmente este por ser um ponto cultural importante que conta a história do município Josefense”.

O município de São José vem se destacando no cenário estadual pelo desenvolvimento econômico e social, caracterizando-se como uma cidade que convive muito bem com o tradicional e o moderno no cotidiano pela presença das belezas naturais e das edificações antigas de base açoriana.

Publicidade

De acordo com o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Estácio, Paulo Pedroso, é preciso conhecer a história: “sempre digo para os meus alunos que o mundo não nasceu ontem com a internet, estamos aqui hoje por causa dos pioneiros que vieram da Ilha dos Açores, cruzaram um oceano em balsas e canoas para formar o que é hoje o Brasil”.

O Olhar fotográfico dos alunos de comunicação

Além de conhecerem a história de São José e a importância da ocupação dos espaços públicos, o rolê também envolveu atividades de fotografia e vídeo – de acordo com conteúdo e técnicas aprendidas em sala de aula.

Os alunos de jornalismo e publicidade e propaganda fotografaram as edificações históricas como: Igreja Matriz de São José e Igreja Nosso Senhor do Bonfim, Museu Solar dos Ferreira de Mello, Theatro Adolpho Mello, Sobrado da Municipalidade, Conjunto dos seis Casarios, Beco da Carioca, Casarão da Família Gerlach (atual Fundação Municipal de Cultura), Casa de Câmara e Cadeia (atual Casa da Cultura) e os monumentos das Praças Arnoldo de Souza e Hercílio Luz.

Para o aluno de publicidade e propaganda Gabriel de Lima Comeli fotografar os lugares históricos da cidade é muito válido: “podemos compartilhar com todos as fotos desses espaços e mostrar a conservação da cultura local e os valores da nossa história”.

“Esta é uma experiência muito enriquecedora, pois os alunos colocam em prática as aulas teóricas, além de fazerem uma análise do conteúdo dado. A prática fotográfica foi fundamental neste encerramento do semestre”, esclareceu a professora da disciplina de Introdução à Fotografia, Scarlet Silva.

O estudante de jornalismo Roberto Silva afirma que as atividades extraclasse são fundamentais para todos os acadêmicos: “é a união da teria com a prática, ampliando assim nosso conhecimento e faz com que você passe a conhecer mais profundamente. No caso do rolê cultural tivemos a oportunidade de praticar a fotografia e conhecer sobre a cultura e história de São José”.

Exposição

Para o mês de agosto de 2019, será realizada uma exposição fotográfica com as fotos dos alunos fotografadas no Centro Histórico de São José. A exposição passará pelá Câmara Municipal de São José, Museu Solar dos Ferreira de Mello e Centro Universitário Estácio de Santa Catarina – Unidade São José.

Publicidade
COMPARTILHAR