Foi inaugurada nesta quinta-feira (23/3), aniversário de Florianópolis, a escola construída em módulos no bairro Rio Vermelho, após menos da metade do tempo previsto para a obra. De acordo com a prefeitura a unidade teve ordem de serviço assinada em 9 de fevereiro pelo prefeito. Prevista inicialmente para ficar pronta em 90 dias, o estabelecimento levou apenas 42 dias para ser finalizado.
A escola se chamará Darcy Ribeiro, em homenagem ao educador, e tem capacidade para atender 1.200 estudantes. A construção foi para garantir as matrículas de alunos fora das escolas na região norte da ilha, que enfrenta déficit de vagas e até então era motivo de embate do Ministério Público de SC com a prefeitura e o estado, também responsável por vagas. Conforme a prefeitura agora são mais de 10,4 mil vagas em escolas municipais na região.
Com investimento de R$ 17 milhões (R$ 3 milhões por parte do governo estadual), foram montados 3.018 m² com 18 salas de aula, biblioteca, sala informatizada, laboratório de Ciências e sala multimeios (para atendimento educacional especializado), entre outros setores. O funcionamento da escola começa em abril.
“A escola tem um alto padrão de construção, não é porque é rápida que vai ter menos qualidade. Mantas térmicas e acústicas garantem o conforto das crianças e a certeza e um estudo com excelência. Podemos considerar que, deste porte, é a obra mais rápida feita no país por um órgão público”, declarou Topázio Neto na inauguração.
“A educação é uma das prioridades do nosso governo. E sabemos que existe um problema de falta de vagas aqui nessa região. Mas nosso time está trabalhando em várias frentes para resolver essas situações e a parceria com o município é fundamental para atender os catarinenses”, destacou o governador, Jorginho Mello.
Vagas no Norte da ilha
Segundo o Governo do Estado há obras em curso para aumentar a quantidade de vagas em escolas na região Norte da ilha de SC. O Estado está construindo sete salas de aula na EEB de Muquém, localizada no Bairro Rio Vermelho, para atender estudantes do Ensino Fundamental e Médio, e vai começar a construção de mais oito salas modulares na unidade. Cada nova sala pode atender até 30 alunos, criando cerca de 400 novas vagas. A Secretaria de Estado da Educação afirma que vai garantir transporte público gratuito para estudantes em casos em que há necessidade de matrículas em escolas de outros bairros, de acordo com a legislação.