Equipe que faz reintrodução de bugios na ilha sofre naufrágio na Lagoa do Peri

Equipe de reintrodução do bugio em Florianópolis sofre naufrágio na Lagoa do Peri
Equipe de reintrodução do bugio em Florianópolis sofreu naufrágio na Lagoa do Peri após barco ser atingido por vendaval - Foto: CBM

Uma equipe da Floram acabou sofrendo um naufrágio na manhã dessa quarta-feira (19/6), em Florianópolis, num local inusitado: na Lagoa do Peri.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar, que foi acionado para o resgate emergencial, o grupo estava em deslocamento no meio da lagoa quando foi surpreendido por uma rajada de vento que virou a lancha e jogou as três pessoas na água. Todas estavam de coletes.

O grupo faz parte das equipes que reintroduzem e monitoram o macaco bugio na ilha de Santa Catarina. Alguns dos animais são soltos ao redor da Lagoa do Peri, que é um parque municipal com mata extremamente preservada.

Publicidade

Graças ao uso de coletes salva-vidas, os tripulantes conseguiram chegar à margem e pedir ajuda, sendo resgatados posteriormente pela guarnição do Grupo de Busca e Salvamento (GBS). Durante o resgate, o GBS usou um sistema de geolocalização em tempo real SpotX, adquirido recentemente, que permitiu o monitoramento contínuo da operação mesmo em áreas sem comunicação via rádio ou celular.

À tarde, o CBM voltou ao local para tentar encontrar a lancha naufragada, que é do patrimônio do município de Florianópolis.

Publicidade
COMPARTILHAR