Produzir a própria energia 100% limpa contribuindo com o meio ambiente é uma das premissas da energia solar, além de gerar economia para o consumidor. Residências, comércios e indústrias já se antecipam e adotam o sistema de energia solar como uma prioridade no negócio.
Foi desta forma que pensou o proprietário da loja Jean, de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, quando investiu nesta modalidade de energia renovável. O projeto e instalação executados pela Quantum Engenharia, catarinense referência no setor de energia solar, conta com 170 painéis fotovoltaicos, com potência instalada de 45,05 kWp.
O ganho ambiental e de sustentabilidade da loja em 25 anos é equivalente a 18.003 unidades de árvores plantadas, além de deixar de emitir 701.588 kg de CO² na natureza e 4.672.838 km de poluentes produzidos por automóveis.
Com o sistema de energia solar, que pode produzir até 100% da energia exigida pela casa, se o consumo da unidade for menor do que a energia gerada, ainda pode ser entregue à companhia de luz, a Celesc, e utilizada posteriormente em forma de crédito na conta. O payback – tempo em que o valor do investimento é pago com a economia na conta de luz, é de até cinco anos.
Para o presidente da Quantum Engenharia, Gilberto Vieira Filho, este tipo de facilidade é essencial para quem busca alternativas limpas de energia, além de gastar menos. “Temos no Brasil um enorme potencial para geração de energia solar. Com a facilidade do financiamento, muitas pessoas terão acesso a esta tecnologia, economizando consideravelmente e poluindo cada vez menos”, ressalta.