A UFSC anunciou que a emergência do Hospital Universitário será fechada durante as noites de quinta (6) a domingo (9) para o público externo por falta de pessoal. De acordo com o comunicado, no período de 19h às 8h durante o feriado de Páscoa não haverá atendimento de pacientes que chegarem por demanda comum.
Para receber atendimento na emergência do HU, o paciente deve ser encaminhado por um posto de saúde, Samu ou pelos Bombeiros. Dessa forma a orientação do hospital é que quem precisar de atendimento deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento ou o posto de saúde mais próximo em Florianópolis. O HU faz parte da rede pública de Santa Catarina, atuando de forma complementar ao SUS.
Segundo a Ebserh, que dirige o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, o contingenciamento em horário específico garante atendimento para cerca de 90% do público que chega à Emergência e está sendo adotado enquanto a equipe ajusta a escala de trabalho ao quadro de pessoal, considerando médicos, enfermeiros e técnicos, além da equipe de apoio.
Trata-se de uma medida prevista nas regras para atendimento ao público. Nesta quinta-feira também houve a paralisação do atendimento ao público não referenciado das 9h às 14h, para garantir a segurança dos pacientes, inclusive os que já estavam sendo atendidos em situação de emergência.