A cobertura vacinal de crianças com até 5 anos (1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a Poliomielite é um desafio para a Saúde de São José. Em 15 dias, foram vacinadas 1.068 crianças, representando 7,39% do público-alvo da campanha. Atenta ao cenário de baixa procura pela imunização contra a paralisia infantil, a Prefeitura planejou ações para a Campanha de Multivacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A ampliação do horário de atendimento e o rodízio de UBS que vão abrir aos sábados fazem parte do plano.
Neste sábado (27/8), a Policlínica de Campinas será a sede da Campanha e disponibilizará o atendimento das 10h às 17h. Além da imunização contra a Poliomielite, os menores de 15 anos terão a oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação. Em 3 de setembro, a UBS de Forquilhinhas estará aberta para a população. Os pais com dúvidas sobre a vacinação podem comparecer nas Unidades com a carteira de vacinação dos filhos em mãos.
As crianças de 1 ano a 4 anos 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. A doença, também chamada de paralisia infantil, tem certificado de erradicação no país desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas.