Por determinação do governo federal no ano passado, as notas fiscais referentes a serviços prestados por micro empreendedores individuais devem ser emitidas no sistema nacional a partir de abril. Em São José, o Espaço Empreendedor da prefeitura está dando apoio aos MEIs para esclarecer dúvidas sobre o processo de cadastro no novo sistema de emissão de notas. Além disso, o Governo Federal lançou um aplicativo gratuito para facilitar a emissão das notas, mas é necessário realizar o cadastro no sistema Gov antes de utilizá-lo.
A microempreendedora Ana Paula Knoth, que exerce as atividades de costureira, esteve no Espaço Empreendedor na última quinta-feira e foi informada pela diretora, Raquel Raquel Rozimere da Cunha de Mello, sobre as mudanças e como proceder. A microempreendedora afirma ter saído da Prefeitura com todas as dúvidas sanadas. “Fui bem recebida no espaço; no atendimento fui bem orientada, inclusive, o meu marido Tiago da Cunha também realizou um agendamento, para a abertura do MEI dele e, a partir de agora, prestará atividades relacionadas a entregas de mercadorias”, conta.
Conforme a prefeitura de São José, o cadastro no sistema nacional deve ser feito até o mês de abril (neste link). Os microempreendedores que tiverem dúvidas, podem acessar o e-book do Portal da Nota Fiscal de Serviço Eletrônico, por meio do link. O Espaço Empreendedor da Prefeitura de São José também está dando apoio aos cidadãos, tirando dúvidas pelo canal de Whatsapp (48) 98482-8630.