Santa Catarina voltou a quebrar mais cedo no ano a marca de número de vítimas fatais da dengue. Nessa semana o estado já registra 100 mortes pela doença, enquanto em 2023 foram 98 fatalidades ao longo de doses meses. No ano passado o “recorde” também foi quebrado antes, em julho, quando a quantidade de óbitos superou a de 2022 (90).
Atualmente SC contabiliza 62.149 casos confirmados da doença, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. As regiões mais afetadas são o Litoral Norte, Norte e Grande Florianópolis. Joinville, Itajaí, Blumenau e Florianópolis estão no topo das cidades com mais habitantes infectados e mortes pela doença: com 23, 21, 9 e 7 óbitos, respectivamente.
A vacinação gratuita para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos continua disponível pelo SUS, porém com baixa adesão. Até essa segunda-feira (22/4) foram aplicadas 32 mil doses nos postos de saúde, cobrindo apenas 32% do público-alvo no Norte e 13% na Grande Florianópolis, conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive).
Três cidades da Grande Florianópolis seguem sem doses, por falta de envio do Ministério da Saúde: Alfredo Wagner, Leoberto Leal e Major Gercino.