Santa Catarina ainda é um estado em que a pandemia de coronavírus não causou um colapso no sistema de saúde, diante das medidas de restrição ao convívio adotadas tanto pelo governo estadual, quanto pelos municípios.
Porém, com a queda do isolamento social, há o efeito gangorra: cresce rapidamente o número de pessoas infectadas pelo vírus. A taxa de recuperados ainda é alta, porém também vem caindo.
Nos últimos treze dias (de 15 de junho até esse sábado, 27), foram registrados 10.448 novos casos de infecção por coronavírus. A data de 15/6 marca o dia em que a Secretaria de Estado da Saúde passou a adotar novo critério de casos recuperados, o que fez dar um salto positivo no cenário da pandemia. Enquanto até o dia 14/6 eram, no máximo, 70% dos pacientes considerados curados, a partir de do dia 15 essa taxa foi a 84,7% (relação entre casos confirmados e pessoas recuperadas).
O índice está caindo desde então. Nesse sábado os números do governo mostram que são 23.808 casos confirmados em SC até agora, dos quais 18.219 são recuperados (76,5%), 304 mortes por Covid-19 e uma diferença de 861 novos casos para a sexta-feira (26).
A quantidade relativa cai porque há mais gente contraindo o vírus, não porque os tratamentos contra a Covid-19 não sejam eficientes.
Atualmente há 5.285 casos ativos de coronavírus em Santa Catarina, cerca de 2,7 vezes mais do que há 13 dias, quando haviam 1.928 pessoas consideradas ativas para a infecção. Dessa quantidade de pessoas ainda ativas para a infecção por coronavírus, cerca de 18% estão na região metropolitana de Florianópolis.