O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE) divulgou detalhes sobre as eleições do próximo dia 2 de outubro. Na entrevista coletiva realizada em Florianópolis, nesta terça-feira (9/8), foram apresentadas orientações e dados gerais sobre as eleições de 2022 em Santa Catarina.
O presidente do TRE, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, citou que Santa Catarina terá 16.200 urnas que vão receber os votos de 5.489.658 eleitores, que irão eleger deputados federais e estaduais, um senador e seus dois suplentes, governador e vice, presidente da República e vice. Ao todo, em SC, são 63 cargos em disputa: 16 para deputado federal, 40 para deputado estadual, senador e seus dois suplentes, governador e vice e presidente e vice.
“Cada eleição é sempre a maior da história, não só pelo volume de eleitores, mas porque desafios específicos são lançados. Depois da exitosa realização das eleições de 2020, em meio à pandemia da Covid-19, é o momento que estamos atentos para ameaças que eu prefiro enxergar como efetivas oportunidades”, comentou o juiz eleitoral.
A expectativa do TRE é de um número recorde de candidaturas, sendo que 950 candidatos já estão confirmados pelos partidos, enquanto em 2018 foram 750. Ao total, 349 registros já estão formalizados no tribunal. Os demais têm até 15 de agosto para entregar todos os documentos. Os registros devem ser julgados até 20 de setembro. A campanha eleitoral inicia em 16 de agosto, com as caminhadas, carreatas, distribuição de panfletos e propaganda na internet.