O Ministério da Saúde publicou nesta terça-feira (18) um novo edital do Programa Mais Médicos, que oferece 6.252 vagas em todo o país. As vagas estão distribuídas em 2.074 municípios, com prioridade para aqueles em situação de vulnerabilidade social e com maior dependência do SUS para acesso à saúde.
Em Santa Catarina, há 224 vagas para alocação, em 114 municípios. Algumas das cidades com mais vagas Itajaí (13) e Blumenau (8). Na região metropolitana da capital há 5 vagas em Florianópolis, 8 em Palhoça, 1 em São José, 4 em Santo Amaro da Imperatriz e 2 em Biguaçu.
Os médicos brasileiros formados no país têm preferência na seleção feita pelo Ministério da Saúde para o programa. Também poderão participar médicos intercambistas (brasileiros ou estrangeiros formados no exterior), que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde.
Para atrair os profissionais brasileiros, os ministérios da Saúde e da Educação firmaram parceria para incentivar os médicos formados pelo Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) que terão ajuda para quitar o programa. Até o fim deste semestre, segundo o governo federal, um segundo edital será publicado com 10 mil vagas oferecidas em formato que prevê a contrapartida dos gestores municipais. A previsão é de que até o final do ano o programa contrate cerca de 15 mil profissionais.