Edilson Vieira: “PSDB busca nomes para concorrer à prefeitura de São José”

vereador edilson vieira presidente do psdb-sj - foto lucas cervenka csc
Vereador Edilson Vieira, presidente do PSDB-SJ: “eu e a vereadora Sandra queremos reorganizar o partido” - Foto: Lucas Cervenka/CSC

A série de entrevistas do Correio com representantes dos partidos políticos em São José chega em sua terceira rodada – foram entrevistados representantes do PDT e do DEM. O vereador Edilson Vieira, presidente do PSDB em São José, é o entrevistado para falar sobre o momento do partido e a preparação para o próximo ano.

Edilson Vieira, ou Nino, como também é conhecido, diz que o PSDB está trabalhando por mais transparência em São José, além do partido estar reestruturando o diretório para depois buscar um nome para concorrer à prefeitura.

Correio – Como está a preparação do partido para as eleições do ano que vem?
Vereador Edilson Vieira – Estamos correndo atrás de algumas documentações que estavam pendentes do partido. Já conseguimos regularizar a questão de prestação de contas e agora é tentarmos, eu e a vereadora Sandra Martins, que também é tucana, reorganizar o PSDB no município, tendo em vista que o partido ficou meio desgastado nessa última eleição. Então vamos reorganizar para ver o que se consegue de melhoria na sigla, trazer novos nomes para formar uma nominata muito boa para poder concorrer de igual para igual nas eleições do próximo pleito. Nós pretendemos, nas próximas reuniões, começar a fazer um movimento de filiações.

Publicidade

Correio – O sr. falou que as últimas eleições não foram muito boas para o PSDB e agora pode ser o momento de retomada, de apresentar novos nomes. Como vai ser esse cenário?
Vieira – Não só o PSDB, mas diversas siglas passaram por uma turbulência grande nessas eleições e há a necessidade de trazer novas pessoas, novasideias, para que a gente também passe para eles o que o PSDB pretende nessa nova eleição, quais as diretrizes que o partido vai tomar em relação aos candidatos e em relação também à futura administração.

Correio – Quais seriam essas diretrizes?
Vieira – O PSDB, eu e a vereadora Sandra, queremos fazer uma reformulação, tentar fazer um rodízio aqui na Câmara para contemplar os suplentes para que eles possam ter uma exposição, uma vontade a mais de concorrer à eleição, tendo em vista que tiveram essa oportunidade. E a questão de diretrizes, quanto mais transparência, melhor. Queremos transparência em todas as nossas ações, tanto na Câmara quanto na Prefeitura, que o povo possa estar sempre bem a par do que está acontecendo, entre nossos projetos e também as ações do governo municipal.

Correio – Com o fim das coligações na proporcional em 2020, o sr. acredita que vai auxiliar ou atrapalhar os partidos mais tradicionais?
Vieira – Sem coligação na proporcional fica mais difícil, porque os partidos têm que fazer uma boa nominata para conseguir colocar o maior número de vereadores. Em contrapartida também os partidos pequenos, os pré-candidatos têm que ver para onde vão, se eles não conseguirem montar uma boa nominata não vão fazer vereador algum. Então é uma faca de dois gumes, mas eu penso que ficou mais difícil porque tem que montar uma chapa pura e dali tirar os nomes para concorrer às eleições. Antes acabava se coligando com dois, três, até quatro partidos para poder fortalecer. É onde temos que traçar um rumo e conseguir trazer o maior número de pessoas para disputar uma eleição e mostrar que o PSDB é um partido que quer transparência tanto da parte do Legislativo quanto do Executivo.

Correio – O PSDB vai ter candidato à prefeitura?
Vieira – Estamos estudando essa possibilidade. Eu sempre defendi que todo o partido tem que ter candidatura própria. Se o partido quer crescer, tem que ter candidato na majoritária, se não é um partido que vai ficar estagnado. Estamos em busca de nomes para concorrer à prefeitura de São José. Correio – Como o sr. vê o trabalho da Câmara hoje? Vieira – Eu vejo com bons olhos. O trabalho está sendo bem feito aqui nessa legislatura, tem projeto de todos os vereadores, o nosso presidente, a Mesa Diretora, a gente prestigia todos os vereadores, não tem bandeira, não tem cor partidária, é dado oportunidade para todos, para que possam desenvolver seu trabalho apresentando projetos e defendendo projetos também de interesse do Executivo. Vejo que tem um trabalho bem feito.

Correio – Os de maior impacto, como Código de Obras, é possível que estejam prontos até a eleição?
Vieira – Sim, com certeza, estamos trabalhando para que esses projetos de grande envergadura estejam prontos, para que o Executivo toque as obras com essas novas leis estabelecidas.

Correio – Em relação a cidade, como o sr. avalia?
Vieira – Administrativamente em questões municipais, pelo que está vivendo o país hoje, eu acredito que São José está muito bem, está com as finanças em dia, pagamentos do funcionalismo, das empresas. Poderia estar melhor, poderia, mas também poderia estar pior. No atual momento da situação da economia do país, acredito que o município está muito bem. Em relação às pessoas, estão vivendo um momento muito difícil no país, principalmente quem tem empresa passa por um momento de muita dificuldade, que tem que trabalhar bastante para ter pouco resultado. As coisas ficaram paradas, a economia não cresce e não temos a rotatividade de dinheiro no mercado. Não tem milagre e nem segredo, tem que baixar a taxa Selic e colocar dinheiro no mercado, para que esse dinheiro possa girar e passar na mão das pessoas e do comércio.

Correio – Então o que precisa é fortalecer os municípios?
Vieira – Isso, a política aqui no município em questão da prefeitura disponibilizar aos munícipes acho que está bem, mas o que mais vai refletir em nós munícipes seria uma política nacional, as medidas do governo. O presidente Bolsonaro é um cara muito bem intencionado, ele olha para as pessoas que trabalham, para as empresas e está procurando estabelecer metas que possam surtir efeitos de imediato, e é isso que precisamos.

Correio – O sr. acredita que vai ter muita renovação na Câmara em 2020?
Vieira – Como a nossa prefeita não pode mais concorrer à reeleição, vão se apresentar diversos candidatos, então já vai renovar, e na Câmara sempre há renovação, e isso é necessário. Tem pessoas que se acomodam e outras não. No lugar de uma pessoa que se acomoda há a necessidade de uma com novas ideias e se faz também necessária essa mudança. A acredito que vai ter muita renovação.

Publicidade
COMPARTILHAR