Divulgados os requisitos para inscrição no programa Universidade Gratuita

    Na última quarta-feira (27/9) a Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina divulgou o edital de requisitos para inscrição no programa Universidade Gratuita. Para se habilitar, é necessário que o aluno esteja devidamente matriculado em um curso de graduação em uma das instituições universitárias credenciadas.

    As 16 instituições aptas às bolsas estão listadas no site do programa. Já o período específico de cadastro ainda não foi definido. No momento a previsão da SED é de que as inscrições de estudantes ocorram em outubro.

    Estudantes que atualmente recebem bolsas do Uniedu ou do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes) e desejam se inscrever no programa Universidade Gratuita devem, antes de tudo, interromper o recebimento desses benefícios e, em seguida, seguir o cronograma de cadastramento.

    Publicidade

    A seleção dos beneficiados irá considerar principalmente critérios como renda familiar, custos de moradia e saúde. Como contrapartida, estudantes devem retribuir com 20 horas de trabalho na área de formação – durante o curso ou até 2 anos após a graduação.

    Requisitos para inscrição

    • estudantes regularmente matriculados em instituições universitárias que aderiram ao programa;
    • ser hipossuficiente, segundo o índice de carência;
    • ser natural do Estado de SC ou residir nela há mais de 5 anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso nas instituições universitárias;
    • ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta;
    • preferencialmente, ser oriundo do ensino médio ou equivalente de escolas das redes públicas de ensino catarinenses ou de instituições privadas, com bolsa integral ou parcial;
    • possuir renda familiar per capita inferior a 8 salários mínimos para cursos de medicina, ou, para demais cursos, possuir renda familiar per capita inferior a 4 salários mínimos.

    A estimativa do governo estadual é de que sejam concedidas, ainda em 2023, cerca de 28 mil bolsas.

    Publicidade
    COMPARTILHAR