Deslizamento rompe adutora do Rio Pilões e reduz abastecimento na Grande Florianópolis

    Novo rompimento prejudica fornecimento de água para a região; reparo foi concluído

    Adutora de água bruta foi rompida em Santo Amaro da Imperatriz
    Adutora de água bruta (para tratamento) foi rompida em Santo Amaro da Imperatriz na madrugada de sábado - Fotos: Casan/Divulgação/CSC

    As chuvas na região de Santo Amaro da Imperatriz dos últimos dias causaram movimentação de terreno na madrugada deste sábado (3/12), rompendo uma adutora de água bruta do Rio Pilões. Com isso, conforme a Casan, a capacidade de vazão de Pilões reduziu pela metade. A tubulação, de 60 cm de diâmetro, leva a água captada para tratamento no Morro dos quadros, em Palhoça.

    Segundo a companhia, o sistema integrado, que funciona também com a captação no Rio Cubatão, está atendendo a demanda, porém as partes mais altas e finais de rede em São José e Biguaçu estão com o fornecimento de água prejudicado.

    As equipes da Casan trabalharam rapidamente no conserto. Às 11h20 o cano havia sido recolocado. Com o reparo concluído, a estação de tratamento de Pilões vai aumentar o tratamento de água em 20% e, nas próximas horas, contribuiu para normalizar o sistema, que foi bastante prejudicado pelas chuvas dessa semana.

    Publicidade

    Além deste rompimento, na quarta-feira a cheia do Rio Imaruí também destruiu a tubulação de 700mm que leva água limpa para a Grande Florianópolis. Essa obra precisará ser refeita por baixo do leito do rio para evitar novos rompimentos. O sistema integrado da região metropolitana conta com uma adutora maior (1,2m de diâmetro) para o fornecimento de água.

    Com essas ocorrências prejudicando o abastecimento na região, a Casan reforçou o pedido aos usuários para que façam uso consciente da água até que o sistema seja restabelecido.

    Publicidade
    COMPARTILHAR