Metidos a entender
O torcedor gosta do futebol porque esse esporte é bom, engraçado, vibrante, apaixonado, etcetera e tal. E o torcedor de futebol é o cara mais sarcástico que existe na face da terra. Qualquer vacilo deste ou daquele, lá estão eles enchendo as redes sociais com piadinhas, memes e outras coisas mais que ficam viralizando na internet. Foi assim com Fred na seleção brasileira e também com o goleiro Muralha quando defendia o Flamengo em 2017. E para calar a boca dos críticos metidos a entendidos, Fred brilhou na vitória do Fluminense de virada contra o Santa Fé e chegou aos 22 gols na Copa Libertadores, doze deles com a camisa tricolor. E outro protagonista desta semana foi o goleiro Muralha, que defendeu duas cobranças de penalidades contra o Guarani, levando o modesto Mirassol para a semifinal do Paulistão. Criticados no passado, Fred e Muralha estão calando as bocas malditas dos metidos a entender de futebol.
A justiça foi restabelecida
O Figueirense não jogou o futebol que havia apresentado no Orlando Scarpelli, foi para Chapecó com um time apático, não foi de todo ruim e vacilou justamente quando não devia, perdendo a oportunidade de disputar a semifinal contra o Marcílio Dias. A Chapecoense mostrou a sua superioridade no futebol catarinense, reverteu a boa vantagem que tinha o Figueirense e retomou o seu devido lugar em busca de mais um título estadual. Na cabeça dos jogadores da Chape ainda estava aquele filme de terror que havia acontecido no Estreito. Era preciso reverter aquela situação e assim eles fizeram marcando um gol logo no início do jogo. O segundo gol, na etapa final, assegurou a classificação. A justiça foi restabelecida dentro do futebol de Santa Catarina.
Forma avassaladora
Nem o mais fanático torcedor alvinegro poderia imaginar que o seu clube pudesse vencer o jogo contra a Chapecoense da maneira como aconteceu. O Figueirense que não tinha nada a ver com a punição do TJD-SC imposta ao Hercílio Luz, entrou em campo no Scarpelli, não tomou conhecimento do time da Chape e de forma avassaladora fechou o placar por 3 a 1, ainda no primeiro tempo. Num início de jogo empolgante, o Verdão do Oeste não teve nem tempo para respirar. O Figueirense fez o placar a seu favor e manteve o controle absoluto da partida. Na segunda etapa os jogadores tiraram um pouco o pé do acelerador e a Chape tentou engrossar o jogo.
Anulou o gol
Achei bom o trabalho do árbitro Diego da Costa Cidral no comando do jogo entre o Figueirense e Chapecoense. Um jogo bom de se ver e sem muitas polêmicas de arbitragem. O árbitro também acertadamente anulou o gol de Ítalo, que seria o quarto do time alvinegro. Uma nova determinação do IFAB penaliza os jogadores que marcam um gol depois que bola golpeia, bate nos braços ou nas mãos. Independentemente da posição da mão ou braço, esse tipo de gol será sempre anulado. E foi o que aconteceu naquele jogo: Khevin cruzou, a bola desviou no braço de Ítalo, e o árbitro acertadamente anulou o gol.
Tão esperadas tainhas
Como diria o meu bom amigo Ronaldo Coutinho, o melhor meteorologista catarinense e um dos melhores do Brasil, está chegando a hora de tirar os casacos, os edredons e os acolchoados de dentro do armário. Diz ele que uma frente fria que avança pelo sul brasileiro irá atingir a nossa região, mudando o tempo, a temperatura e, por conta disso, as tão esperadas tainhas irão invadir nossas praias.
Trabalho intenso
Os jogadores do Criciúma vêm num trabalho intenso sob o comando do técnico Paulo Baier, no CT Antenor Angeloni. O novo treinador do Tigre não mede esforços para que os seus comandados fiquem nas pontas dos cascos para o seguimento desta temporada. Uma boa notícia para o novo treinador do Tigre é que a CBF recuou e mudou as datas dos jogos do time contra o América/MG pela Copa do Brasil, que serão realizados em 2 e 9 de junho. Por conta disso, Paulo Baier poderá manter o seu plano de treinamentos e jogos visando a estreia do clube na série C do brasileiro, no final deste mês, contra o Ituano, em Criciúma.
Arrumando sarna
O técnico Tite poderá ficar numa sinuca de bico nesta sexta-feira (14/5), quando irá divulgar a lista dos convocados para os dois jogos da seleção brasileira pela eliminatória da Copa do Mundo e a Copa América, que irá começar em 13 de junho. O problema maior é que com essas convocações o bom gaúcho irá desagradar, e muito, alguns clubes brasileiros que por ventura tiverem que ceder alguns de seus jogadores para servir à nossa seleção. Clubes como o Flamengo, Palmeiras, Internacional e São Paulo já começaram a torcer o nariz. Muitos desses clubes estarão na disputa da Copa do Brasil e início de mais um Brasileirão. É a CBF arrumando sarna para se coçar.
Chances de gols
Nem todo o jogo que termina empatado sem gols quer dizer que foi um daqueles joguinhos difíceis de se ver. E o que aconteceu na Ressacada no jogo envolvendo o Avaí e Brusque pela semifinal do Catarinão foi uma partida bem equilibrada, com muitas chances de gols, numa partida aonde o Leão jogou melhor no primeiro e tempo, e no segundo tempo o Brusque mandou no jogo. É bom o treinador Claudinei Oliveira trabalhar bem o seu time para o segundo confronto em Brusque, no dia 19, se ele quiser abater o Marreco. Em casa, há 10 jogos o Brusque não sabe o que é perder.
Bem me quer, mal me quer
- Na manhã da quarta-feira (12), dirigentes do Grêmio se reuniram com o jogador Douglas Costa em sua residência, num lindo condomínio, na cidade de Eldorado do Sul, e acertaram a contratação desse bom jogador. Um bom reforço no tricolor gaúcho.
- Não convidem para a mesma mesa os ex-jogadores Denílson e Neto. Numa entrevista ao canal do Ale, no Youtube, Denílson negou que tenha alguma rixa com o craque Neto, mas afirmou que não convive com ele e que jamais irá fazer.
- O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, é um daqueles políticos que não possui papas na língua. O meu xará iniciou a semana com um vídeo polemico em frente à casa de passagem no qual diz que vai levar as pessoas dali para trabalharem. O vídeo, que está circulando nas redes sociais, tem o apoio de muitos e discórdia de outros.
- Quem vem fazendo o maior sucesso no Facebook é o meu bom amigo Polidoro Junior. O bom jornalista vem informando a todos os seus seguidores, e não são poucos, tudo sobre o futebol catarinense. Vale a pena você seguir esta página também. Lá você terá boas informações a respeito de seu clube.
Cartão rosa/vermelho
Cartão rosa para a Chapecoense, que na última segunda-feira (10) comemorou 48 anos com muito orgulho. Desde a sua fundação, o Verdão do Oeste já levantou sete taças do Catarinão, uma da série B do Brasileirão e uma grande conquista que foi o título da Sul-Americana. A Chapecoense é o nosso único representante catarinense na elite do futebol brasileiro.
Cartão vermelho para esse cartel formado por donos de postos de gasolina da Grande Florianópolis. Com o novo aumento nos combustíveis, “coincidência” ou não é comum passarmos em frente a esses estabelecimentos e depararmos com preços iguais em todos. É só no nosso, só no nosso. No deles, nada.
Pensamento do Bambi
Gata, pensei em você hoje no café da manhã. Olhei para o pote de margarina e estava escrito: Delícia.